Bagels

Bagels


Bagel é um pão com furo no meio muito conhecido aqui nos Estados Unidos, normalmente servido com cream cheese. Existem vários tipos diferentes de bagel, tanto doce quanto salgados, como bagel de canela, de mirtilo, de queijo, de semente de Papoula, de gergelim… Inclusive tem um que chamam de “everything bagel”, que leva uma combinação de semente de Papoula, gergelim, flocos de cebola e sal por cima dele.

Ingredientes

  • 4 a 5 xícaras de farinha para pão
  • 1 + 1/4 xícara de água morna
  • 1 xícara de mel
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de óleo, mais para untar o recipiente
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • Água para ferver
  • Sementes de papoula, gergelim, flocos de cebola e sal para salpicar (opcional)

Modo de preparo

Misture o fermento, o açúcar e a água morna. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está fria, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Em um recipiente grande, coloque metade da farinha, o sal, o óleo e misture bem. Acrescente a mistura de fermento e misture novamente. Adicione o restante da farinha aos poucos, conforme você for sovando a massa. Pode ser que precise das 5 xícaras, pode ser que não precise de tanta farinha assim, isso varia da farinha e da sua cozinha. Eu uso a minha batedeira para fazer a massa porque fica mais fácil pra mim, mas se você não tiver batedeira que aguente bater massa de pão, é só sovar a massa na mão mesmo.

Quando a massa estiver lisa e não grudar mais na mão, unte um recipiente grande com óleo e coloque a massa de bagel nele. Coloque um pouquinho do óleo por cima da massa também, pra fazer isso eu uso o mesmo pincel que usei para untar o recipiente. Cubra com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho.

Com a massa descansada, pegue bolinhas dela e faça um furo no meio com seu dedo. O tamanho das bolinhas vai depender do tamanho que você quer para seus bagels. Role cada pedaço da massa entre seus dedos indicadores, que é pra deixar seu bagels no formato de rosca. Coloque os bagels em formas forradas com papel manteiga.

Leve uma panela grande cheia de água ao fogo médio, acrescente o mel e misture bem. A receita tradicional usa xarope de malte, que é o que faz com que o bagel fique com a textura característica dele. Esse xarope é meio difícil de achar até mesmo aqui nos Estados Unidos, então eu substituí por mel. A textura não ficou exatamente igual à textura dos bagels que vendem por aqui, mas isso não significa que não tenha ficado gostoso.

Assim que a água começar a ferver, cozinhe os bagels por 30 segundos de cada lado. Não coloque todos os bagels na panela de uma vez só, que é para não grudar. Escorra os bagels e devolva-os às formas forradas com papel manteiga. Eu coloquei sementes de papoula, gergelim, flocos de cebola e sal em cima da maioria dos meus bagels, mas isso é totalmente opcional. Você pode colocar o que quiser por cima da massa, vai do seu gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 245ºC por 15 a 20 minutos e aproveite!

Bagel