Batatas ao Murro (Smashed Potatoes)


Batatas ao Murro são fáceis de fazer e ficam uma delícia! São chamadas assim porque elas são amassadas, eu uso um copo pra fazer isso, mas você pode usar um amassador de batatas ou até mesmo um martelo de carne se preferir. Aqui eu usei batatas pequenas, mas se você não encontrar desse tamanho é só cortar as batatas ao meio ou em 4 antes de cozinhá-las que funciona também, o segredo é cortar em tamanhos mais ou menos do mesmo tamanho, para que elas cozinhem de maneira uniforme.

Eu gosto de servir essas batatas como acompanhamento de carnes e frango, mas elas também são um ótimo aperitivo se servidas com um molho por cima.

Ingredientes

  • 500 gramas de batata
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado ou amassado
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 215ºC.
  2. Misture o azeite com o alho e reserve, assim o azeite pegará o gosto do alho.
  3. Coloque as batatas em uma panela grande, cubra com água suficiente para cobrir as batatas e mais uns 2 ou 3 dedos acima delas e acrescente sal a gosto.
  4. Cozinhe as batatas até que fiquem macias por dentro. O tempo de cozimento vai depender do tamanho das suas batatas. Espete um garfo em uma delas para checar se está cozida, o garfo tem que entrar na batata sem dificuldades.
  5. Escorra as batatas e transfira para um recipiente.
  6. Coloque o azeite com alho reservado por cima das batatas e misture bem, para que todas as batatas fiquem cobertas com o azeite.
  7. Coloque as batatas em uma forma e amasse-as com um copo, amassador de batatas, ou martelo de carne. A espessura das batatas fica ao seu gosto, se você quiser que elas fiquem mais grossas, não amasse muito.
  8. Tempere as batatas ao murro com sal e pimenta a gosto e leve ao forno até que as extremidades comecem a ficar crocantes.

Batatas ao Murro


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *