Batatas Gratinadas é um dos pratos que eu faço quase todo Dia de Ação de Graças aqui nos Estados Unidos. Digo quase todo porque não fiz ano passado e não vou fazer esse ano. No ano passado eu fiz Purê de Batata porque o jantar foi na casa da minha sogra e purê é mais fácil de armazenar e transportar. Esse ano vou fazer purê de novo por falta de tempo, mas nem por isso vou deixar de compartilhar a minha receita de Batatas Gratinadas com vocês. Quem foi que disse que precisa de feriado pra comer um prato gostoso?
Eu uso a mandolina pra cortar as batatas bem fininhas (pro terror do meu marido, que sempre fica nervoso achando que eu vou cortar meus dedos). Se você não tiver mandolina não tem problema: é só fatiar as batatas com uma faca.
Ingredientes
- 4 batatas sem casca em fatias finas
- 1 + 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 1 xícara de queijo da sua preferência ralado
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- 4 dentes de alho picados ou amassados
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- Uma pitada de noz moscada
- Pimenta a gosto
- Manteiga ou óleo para untar
- Salsinha picada a gosto para servir
Modo de preparo
Coloque a manteiga em uma panela em fogo médio. Assim que a manteiga começar a derreter, acrescente o alho e mexa de vez em quando. Quando a manteiga estiver completamente derretida, adicione a farinha de trigo e cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo sempre.
Acrescente o leite e o creme de leite. Misture bem e tempere o molho das batatas gratinadas com o sal, a pimenta e a noz moscada. Cozinhe até o molho começar a ferver e retire do fogo.
O próximo passo é untar uma travessa com manteiga ou óleo. O tamanho da travessa vai depender do tamanho das suas batatas, eu usei uma travessa quadrada que tem aproximadamente 25cm. Forre o fundo da travessa com um pouco do molho e coloque as fatias de batata por cima. Você pode fazer camadas com a batata se preferir, eu gosto de fazer pilhas com as fatias e colocar as fatias na vertical.
Espalhe o restante do molho por cima da batata, cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno até que as batatas gratinadas estejam macias. Para saber se estão macias é só espetar uma faca ou um garfo nelas: você não sentirá nenhuma resistência quando estiverem completamente cozidas. O tempo de forno vai depender do seu forno e da espessura das fatias de batata.
Assim que as batatas estiverem cozidas, retire o papel alumínio, espalhe os queijos por cima e leve de volta ao forno até que o queijo esteja dourado. Eu usei queijo Suíço, mas você pode usar o queijo que quiser com o parmesão. Para finalizar, espalhe salsinha picada na hora de servir as batatas gratinadas.