Bisteca Suína com Molho de Cebola Caramelizada

Bisteca Suína com Molho de Cebola Caramelizada


Essa Bisteca Suína com Molho de Cebola Caramelizada fica sensacional! Eu selo a bisteca na frigideira e termino e cozinhar no forno, mas se a bisteca que você estiver usando for muito fina, nem precisa levar ao forno, é só cozinhar na frigideira.

O segredo dessa receita é ter paciência na hora de caramelizar a cebola. Tem gente que coloca açúcar para ajudar esse processo, mas te garanto que não é necessário. A cebola precisa estar envolta em gordura e ser cozida em fogo médio a baixo, lentamente.

Receita adaptada do site The Cozy Cook.

Ingredientes

  • 1 + 1/4 xícara de caldo de frango
  • 1/3 xícara de vinho branco seco
  • 4 bistecas suínas com osso
  • 2 cebolas fatiadas
  • 2 dentes de alho picados ou amassados
  • 1 ramo de tomilho
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Tempere as bistecas com sal e pimenta a gosto, em seguida polvilhe 2 colheres de sopa de farinha de trigo nos dois lados de cada uma.
  3. Derreta 2 colheres de sopa com o azeite em uma frigideira em fogo alto.
  4. Sele todos os lados das bistecas suínas, cerca de 2 minutos cada lado. Dependendo do tamanho da sua frigideira pode ser que não dê para você selar todas ao mesmo tempo, como acontece comigo. É só colocar 2 por vez, não tem problema fazer assim.
  5. Coloque as bistecas seladas em uma forma e leve ao forno até que estejam completamente cozidas, a temperatura interna tem que chegar a 63ºC. Eu uso um termômetro de carnes para medir, se você não tiver um, pode fazer um corte na parte mais grossa da bisteca suína para conferir a cor da carne, tem que estar quase toda branca, levemente rosada.
  6. Passe papel toalha na frigideira para retirar o excesso de gordura e em seguida volte ao fogo médio-baixo, para derreter o restante da manteiga.
  7. Acrescente as cebolas fatiadas e um pouquinho de sal e misture bem, para que a manteiga derretida pegue bem nas fatias de cebola.
  8. Adicione o ramo de tomilho e cozinhe até que as cebolas estejam caramelizadas, mexendo de vez em quando.
  9. Assim que as cebolas estiverem caramelizadas, espalhe a farinha de trigo por cima delas, mexa bem e cozinhe por 1 minuto.
  10. Adicione o alho, cozinhe por 2 minutos, em seguida acrescente o vinho e mexa bem, raspe o fundo da frigideira para soltar qualquer resíduo que tenha ficado grudado tanto do cozimento das cebolas quanto de quando você selou as bistecas.
  11. Assim que o vinho tiver reduzido pela metade, acrescente o caldo de frango e deixe apurar até que o molho fique encorpado.
  12. Por fim, retire o ramo de tomilho, ajuste o sal e volte as bistecas, já completamente cozidas, para a frigideira. Sirva em seguida e aproveite.

Bisteca Suína com Molho de Cebola Caramelizada