Blondies de Manteiga Noisette


Aqui nos Estados Unidos é relativamente comum encontrar doces feitos com o que eles chamam de “manteiga marrom”, ou manteiga noisette. Nada mais é do que manteiga que é aquecida até ficar com uma cor de avelã. Esses blondies de manteiga noisette são fáceis de fazer e ficam uma delícia! Blondies em geral são brownies sem chocolate, mas nada te impede de acrescentar chocolate se você quiser!

Ingredientes para a massa

  • 1 + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 + 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de nozes tostadas picadas
  • 3/4 xícara de manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal

Ingredientes para a cobertura

  • 1 + 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 a 2 colheres de sopa de leite
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Em uma panela em fogo médio-baixo, aqueça a manteiga até que ela fique com uma cor de avelã, mexendo de vez em quando. Eu deixei a minha passar um pouco do ponto no vídeo, mas os blondies ficaram gostosos de qualquer forma. Espere esfriar completamente antes de continuar com a receita.

O fundo da panela vai ficar parecendo queimado, para lavar é só fazer uma pastinha com detergente, bicabornato de sódio e um pouquinho de água e deixar essa pastinha descansar no fundo da panela por pelo menos meia hora. Quanto mais tempo você deixar, menos você terá que esfregar o fundo da panela.

Misture a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos e misture bem. Quando os ovos estiverem completamente incorporados, acrescente o sal, o fermento e as nozes picadas.

Por fim, acrescente a farinha e misture com uma espátula até que a farinha não esteja mais visível. Coloque em uma forma quadrada (a minha tem 23 x 23 centímeros) forrada com papel manteiga. Eu unto a forma antes de colocar o papel manteiga, que é pra que o papel não deslize. Leve ao forno por 20 a 25 minutos, até que ao espetar um palito no meio da massa, o palito saia quase limpo, com bem pouquinho da massa grudando nele. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Com os blondies completamente frios, prepare a cobertura. Peneire o açúcar de confeiteiro, adicione o extrato de baunilha e uma colher de sopa de leite. Misture bem, e se ainda estiver muito seco, acrescente mais uma colher de leite. Não coloque o leite todo de uma vez porque se a cobertura ficar muito líquida você terá que colocar mais açúcar. No começo parece que vai dar tudo errado, mas continue mexendo até que todo o leite seja absorvido.

Jogue a cobertura por cima dos blondies fazendo movimentos de zigue-zague, eu uso o próprio fouet que usei para mexer a cobertura, mas você pode usar uma colher se preferir ter mais controle. Corte a massa em quadrados e aproveite!

Blondies de Manteiga Noisette


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *