Bolacha de Manteiga


Nos Estados Unidos existe uma tradição de deixar bolachas perto da árvore de Natal como presente para o Papai Noel, e muita gente também faz bolachas caseiras para dar de presente para parentes e amigos. Essa Bolacha de Manteiga desmancha na boca, você pode decorá-las com açúcar colorido como eu fiz, ou com glacê real, ou deixar sem nenhuma decoração se você preferir. Também não precisa fazer só na época de fim de ano, essa receita é gostosa o ano todo!

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 + 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • Uma pitada de sal
  • Açúcar colorido para decorar (opcional)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Bata o açúcar e a manteiga. Acrescente o ovo e a baunilha e misture bem. Por fim, adicione o fermento e a farinha, eu misturo com a espátula antes de ligar a batedeira de novo, pra que a farinha não voe pra tudo quanto é lado. Quando a farinha estiver bem incorporada, use suas mãos pra formar a massa 3 ou 4 bolas.

Coloque cada porção da massa entre 2 folhas de papel manteiga e abra com um rolo. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora, para que fique mais firme e mais fácil de cortar. Eu usei um cortador de bolachas pra fazer as minhas redondas, mas você pode pegar porçōes da massa com uma colher e fazer bolinhas se preferir, só não esqueça de dar uma pressionada nas bolinhas na forma, para que suas bolachas não fiquem muito altas.

Se você quiser, coloque um pouco de açúcar colorido ou confeitos em cima de cada bolacha antes de levar ao forno, como eu fiz. Asse em forma forrada com papel manteiga por 8 a 10 minutos, o tempo de forno vai depender da espessura das suas bolachas. Deixe esfriar completamente antes de retirar da forma.

Você também pode fazer essa massa com antecedência, colocar as bolachas ainda cruas numa forma e levar ao freezer por 2 horas para que congelem e depois é só colocar as bolachas num saquinho próprio para freezer. Elas duram até 2 meses congeladas. Quando você quiser assar, coloque as bolachas na forma forrada com papel manteiga enquanto seu forno pré-aquece, é o tempo perfeito para que elas descongelem antes de assar.Bolacha de Manteiga


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *