Assim como o bolo de banana, nos Estados Unidos esse Bolo de Abóbora com Chocolate é chamado de pão (bread), mas de pão não tem nada! Você pode omitir as gotas de chocolate se desejar, mas eu adoro chocolate então fica difícil resistir!
Ingredientes
- 1 + 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1 + 1/2 xícara de purê de abóbora
- 3/4 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/3 xícara de gotas de chocolate
- 1/4 xícara de iogurte natural ou grego sem açúcar
- 1/4 xícara de óleo
- 1/4 xícara de suco de laranja
- 2 ovos
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/4 colher de chá de noz moscada
- 1/4 colher de chá de cravo em pó
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece misturando os ingredientes líquidos. Em um recipiente médio, coloque o purê de abóbora, os ovos, o suco de laranja e o óleo e misture bem. Eu uso o fouet pra misturar, mas você pode usar a batedeira se preferir.
Em seguida acrescente o iogurte, os dois açúcares e misture bem. Reserve.
O próximo passo é misturar os ingredientes secos: em um recipiente grande, misture a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela, a noz moscada e o cravo em pó. Acrescente a mistura de líquidos reservada e misture com uma espátula até que os secos estejam completamente absorvidos. Não misture demais que é para não deixar seu bolo pesado.
Por fim, adicione as gotas de chocolate e misture só até que o chocolate esteja bem distribuído. Se você não quiser que o chocolate afunde no bolo, misture-as com um pouco de farinha antes de acrescentá-las à massa.
Eu assei meu bolo de abóbora com chocolate em formas pequenas de pão, mas você pode assar em uma forma normal de pão ou até mesmo uma forma retangular se preferir. O tempo de forno vai variar de acordo com seu forno e a forma que você usar: quanto mais alto o bolo, mais tempo vai levar parar assar. Os meus assaram em 25 minutos.
Para saber se está pronto é só espetar um palito de dente bem no meio de um dos bolinhos: se o palito sair limpo, está na hora de retirar do forno.