Outro dia deu vontade de comer um bolo de chocolate, daqueles bem simples, sem cobertura nem recheio, só massa mesmo, então fiz esse. Ainda que seja um bolo simples, é úmido na medida certa, e bem chocolatudo!
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1/2 xícara de água fervendo
- 1/4 xícara de café forte frio
- 1/4 xícara de leite
- 1/4 xícara de óleo, mais para untar
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 1/4 colher de chá de sal
- Açúcar de confeiteiro para decorar (opcional)
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente médio, coloque a farinha de trigo, o cacau em pó, o sal, o bicarbonato de sódio e o fermento. Misture bem e reserve.
Em um recipiente grande, coloque o açúcar, o ovo, o óleo, o leite, o café e a baunilha. Misture bem, até que os líquidos estejam completamente incorporados. Você pode fazer isso com a batedeira se quiser, eu prefiro fazer com o fouet.
Adicione a mistura de secos que estava reservada ao recipiente com os líquidos e misture até que a massa fique homogênea. Por fim, acrescente a água fervendo, ao mesmo tempo em que você bate a massa. Coloque a massa em uma forma untada, eu escolhi usar uma forma de furo no meio, mas você pode usar uma forma retangular ou quadrada se preferir. Essa receita rende um bolo baixo na forma de furo no meio, você pode duplicar se quiser um bolo mais alto. Leve ao forno por 30 a 35 minutos, até que o bolo esteja assado. O tempo de forno vai depender do seu forno e do tamanho da sua forma. Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio, se estiver pronto, o palito sairá limpo.
Com o bolo completamente frio, eu desenformei e peneirei açúcar de confeiteiro por cima, mas nada te impede de fazer uma cobertura bem deliciosa e jogar por cima, ou cortar o bolo no meio, pra fazer um bolo recheado. Eu queria algo bem simples, só pra mantar a vontade de comer bolo de chocolate mesmo, então o açúcar de confeiteiro por cima foi o suficiente pra gente aqui em casa naquele dia.