Bolo de Tiramisu

Bolo de Tiramisu


Você já comeu Bolo de Tiramisu? Tiramisu é uma receita italiana que gera uma certa controvérsia: sempre que vejo alguém postando a receita tradicional, sempre tem quem pergunte “mas leva gema de ovo cru? E a salmonela?”. Sim, a receita tradicional leva gema de ovo cru, e é deliciosa! Mas se você não quer arriscar, sugiro fazer esse bolo, que também fica muito bom e não leva ovo cru.

O recheio desse bolo leva mascarpone, que eu sei que é caro e às vezes difícil de encontrar. Você pode substituir por cream cheese, não vai ficar com o mesmo gosto, mas vai ficar gostoso também.

Ingredientes para a massa

  • 1 + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 + 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de leite
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1/3 xícara de café forte frio
  • Cacau em pó a gosto para finalizar

Ingredientes para o recheio

  • 2 xícaras de mascarpone
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 3/4 xícara de creme de leite fresco gelado
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo da massa

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Peneire o fermento em pó com a farinha de trigo e reserve.
  3. Coloque as claras dos ovos em um recipiente grande e, com uma batedeira, bata até que comecem a espumar. Acrescente o açúcar gradativamente, sempre com a batedeira ligada, até que todo o açúcar esteja incorporado e a mistura atinja picos moles.
  4. Em seguida adicione as gemas dos ovos, uma de cada vez, batendo bem a cada adição.
  5. Acrescente metade da mistura de farinha e fermento reservada à massa, misture bem e acrescente o leite. Finalize com a outra metade da mistura de farinha e fermento reservada.
  6. Transfira a massa do bolo de tiramisu para uma forma forrada com papel manteiga. Eu usei uma forma redonda de cerca de 20 centímetros de diâmetro e 7,5 de altura, mas dependendo do tamanho da sua forma pode ser que você precise dividir a massa em 2. Leve ao forno até que o bolo esteja completamente assado, o tempo de forno vai depender do seu forno e do tamanho da forma que você estiver usando. O bolo estará completamente assado quando um palito espetado no meio dele sair limpo.
  7. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar e fatiar em camadas, a quantidade de camadas fica ao seu critério, mas não faça camadas muito finas, do contrário elas podem quebrar facilmente.

Modo de preparo do recheio e montagem

  1. Bata o creme de leite fresco com uma batedeira até que fique em ponto de chantilly e reserve.
  2. Em outro recipiente, bata o mascarpone por 2 minutos, acrescente a baunilha e bata para incorporar.
  3. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata bem. Por fim, incorpore delicadamente o creme de leite fresco batido à esse creme, use uma espátula para essa etapa ao invés da batedeira, sempre misturando de baixo pra cima.
  4. Coloque uma camada da massa do bolo no prato onde for servir e molhe com o café. Espalhe uma camada de recheio e adicione outra camada de bolo por cima. Repita isso até que todas as camadas de bolo tenham sido utilizadas. Eu gosto de regar a última camada de bolo com café e só então espalhar mais do creme por cima para cobri-la. Se preferir, corte as laterais caramelizadas do bolo antes de cobri-las com o restante do creme.
  5. Finalize o bolo de tiramisu polvilhando cacau em pó e mantenha na geladeira até a hora de servir.

Bolo de Tiramisu