Breadsticks


Breadsticks são servidos em uma famosa cadeia de restaurantes de comida italiana aqui nos EUA, bem como em várias pizzarias. Trata-se de um pão fofinho geralmente coberto com alho em pó.

Aqui em casa a gente adora, e apesar de não serem difíceis de fazer, eu tive que fazer essa receita várias vezes até deixá-los em um tamanho que a gente gostou. Já fiz para comer com Mac and Cheese, Macarrão com Molho de Tomate Seco… Qualquer que seja o prato, é sempre um sucesso!

Ingredientes

  • 3 + 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de água morna
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • Azeite ou óleo para untar
  • Alho em pó e sal para finalizar

Modo de preparo

Misture a água, o fermento e o açúcar. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está fria, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Coloque o ovo, a manteiga em temperatura ambiente, a mistura com o fermento, 3 xícaras da farinha de trigo e o sal em um recipiente grande. Misture bem e adicione o restante da farinha aos poucos, conforme você for sovando a massa. Eu uso minha batedeira com gancho para essa etapa porque tenho tendinite e sovar pão à mão não é uma boa ideia, mas nada te impede de sovar à mão se você não tiver batedeira que aguente sovar massa.

Acrescente o restante da farinha aos poucos. Pare de acrescentar assim que a massa começar a desgrudar das mãos, mas ainda está um pouco pegajosa. Em seguida coloque a massa em um recipiente grande untado com azeite ou óleo. Cubra com plástico filme e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Com a massa crescida, forre a superfície de trabalho com farinha de trigo e abra a massa. Eu divido a massa ao meio pra ficar mais fácil na hora de abrir. Corte os breadsticks e coloque em uma forma forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. O tempo de forno vai depender do tamanho dos seus breadsticks, os meus assaram em 20 minutos.

Retire do forno assim que estiverem dourados, pincele com a manteiga derretida e polvilhe com uma mistura de partes iguais de sal e alho em pó.

Breadsticks


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *