Bruschetta


Preciso confessar três coisas: a primeira é que eu sempre faço essa receita a olho, então tive que parar pra anotar as quantidades pra postar. A segunda é que essa foi a primeira receita na qual eu adicionei queijo uma vez, para testar, e achei que o queijo ficou completamente desnecessário! A terceira: Bruschetta normalmente pede por fatias finas de pão torradas, mas aqui em casa a gente gosta de fatias grossas.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de alho picado (ou menos se você não for fã de muito alho como a gente aqui em casa!)
  • 2 xícaras de tomate cereja picados (eu uso metade de tomate cereja amarelo, e a outra metade de vermelho)
  • 8 folhas grandes de manjericão picadas
  • Pão cortado em fatias e torrado
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, aqueça o azeite com o alho até que o alho comece a dourar levemente. Não tire o olho da panela e mexa de vez em quando, o alho queima muito fácil (falo por experiência própria, eu já queimei duas vezes fazendo essa receita porque me distraí!). Deixe esfriar completamente.

Em um recipiente, misture os tomates picados, o sal, o vinagre balsâmico, o manjericão e a mistura de azeite com alho já fria. Eu uso tomate cereja picado ao meio, mas nada te impede de usar tomate picado em cubos se você preferir. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 10 minutos.

Você pode fazer essa etap, tampar o recipiente ou cobrir com plástico filme, e levar a geladeira até a hora de servir se quiser ganhar tempo. Essa mistura dura 1 dia na geladeira.

Coloque essa mistura sobre fatias de pão torrado e sirva imediatamente.

Bruschetta pode ser servido como aperitivo (foi um dos aperitivos que eu fiz pra ceia de dia de Ação de Graças no ano passado), ou como acompanhamento. Você também pode substituir o pão por frango grelhado, ou servir a mistura por cima de uma salada verde.

Bruschetta


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *