Caldo de Galinha


É bastante comum as receitas que são feitas nos Estados Unidos pedir caldo de galinha, e ainda existem dois tipos: chicken broth e chicken stock. A diferença entre os dois é que o segundo é feito com os ossos, enquanto o primeiro é feito com a carne do frango. O que leva os ossos tem um sabor mais acentuado, e a textura é um pouquinho diferente também.

Eu gosto de fazer meu caldo de galinha com os ossos que sobram quando faço frango assado, e não sigo muito uma receita pra fazer, porque coloco os vegetais que tenho sobrando em casa. Uso esse caldo pra fazer sopas e molhos, é muito mais gostoso do que o que a gente encontra no mercado já pronto!

Ingredientes

  • Ossos de frango (pode ser ossos que foram retirados antes do cozimento, ou os ossos que restaram do frango depois de assado)
  • Vegetais da sua preferência (eu uso os que tenho sobrando em casa, geralmente cenoura e salsão)
  • 1 cebola
  • 1 folha de louro
  • Água até cobrir

Modo de preparo

Coloque os ossos do frango, os vegetais, a cebola e a folha de louro na panela de pressão e cubra com água. Cada panela de pressão tem uma capacidade diferente, então tenha certeza que você não está enchendo demais a sua antes de continuar!

Feche a panela e leve ao fogo médio, ou ligue no modo de pressão se for elétrica como a minha. Assim que pegar pressão, cozinhe por 30 minutos.

Desligue o fogo (ou a panela se for elétrica) e deixe descansar por 20 minutos. Se ainda tiver pressão depois desse tempo, abra a válvula para retirar a pressão manualmente. Coe o caldo e descarte os sólidos. Se ficou gorduroso por conta da gordura do frango, assim que o caldo esfriar a gordura vai subir para a superfície dele e ficará fácil de retirar a gordura com uma colher.

O caldo dura 3 dias na geladeira em um recipiente com tampa (eu uso vidros de conserva), ou 3 meses no freezer se você preferir congelar.

Caldo de Galinha


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *