Caracol de Presunto e Queijo


Fiz esse Caracol de Presunto e Queijo outro dia e não sobrou nenhum pra contar história! É perfeito para servir de aperitivo, vai impressionar todo mundo.

Trata-se de um enroladinho de massa folhada com presunto e queijo, super fácil de fazer. Eu tinha um pedaço de queijo Gruyere sobrando em casa, então usei ele e muçarela, mas você pode usar o queijo que preferir. Só aconselho que o queijo usado seja um queijo que derreta bem.

Eu usei o processador de alimentos para misturar o recheio, mas você pode picar tudo com uma faca se preferir.

Ingredientes

  • 1 folha de massa folhada
  • 100 gramas de presunto picado
  • 100 gramas de queijo picado
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água
  • Orégano desidratado a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Comece preparando o recheio. Coloque o queijo e o presunto em um processador de alimentos e bata até que ambos fiquem em pedaços bem pequenos.

Coloque a massa folhada sobre uma folha de papel manteiga e pincele o ovo batido sobre ela. Espalhe a mistura de presunto e queijo sobre a massa folhada, deixando mais ou menos uns 3 a 4 dedos sem recheio em um dos lados. Aperte levemente com as mãos, para que o recheio grude na massa folhada, e polvilhe orégano a gosto.

Faça um rolinho com a massa folhada, começando pelo lado que tem recheio até a borta. A ideia é usar o lado sem recheio para selar seu caracol de presunto e queijo.

Corte pedaços de mais ou menos um dedo a um dedo e meio de espessura. Coloque em uma forma forrada com papel manteiga, o lado do corte para cima. Nessa hora eu dei uma leve ajeitada para que o caracol fique redondinho, já que na hora que eu cortei a massa folhada deu uma amassada.

Com o restante do ovo batido, pincele o topo e lateral do caracol e leve ao forno até dourar, por uns 15 a 20 minutos.

Caracol de Presunto e Queijo


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *