Carne de Porco Desfiada com Molho Barbecue (BBQ Pulled Pork)

Carne de Porco Desfiada com Molho Barbecue (BBQ Pulled Pork)


Carne de Porco Desfiada com Molho Barbecue, conhecida como BBQ Pulled Pork aqui nos EUA, super fácil de fazer, é geralmente usada como recheio de sanduíche, junto com coleslaw, a salada de repolho que postei por aqui outro dia. Nada te impede de servir a carne com outros acompanhamentos, o sanduíche é só uma sugestão!

Se você não gosta de barbecue é só reduzir o caldo no qual a carne cozinhou e usá-lo como molho. Eu não sou muito fã de molho barbecue, porque acho que por aqui ele é usado demais, mas adoro com carne de porco desfiada.

Ingredientes

  • 1,5 kg de paleta de porco em pedaços grandes
  • 1 xícara de caldo de carne
  • 1 xícara de molho barbecue
  • 1 colher de sopa de cominho em pó
  • 1 colher de sopa de cebola em pó
  • 1 colher de sopa de alho em pó
  • 1 colher de sopa de páprica
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1 colher de chá de pimenta

Modo de preparo

Retire a carne da geladeira pelo menos 30 minutos antes de começar a receita, que é para que ela não esteja muito gelada.

Comece preparando o tempero da carne: misture o cominho, a cebola e o alho em pó, a páprica, o sal e a pimenta. Feito isso, espalhe esse tempero por toda a carne. Eu usei uma luva pra essa etapa, assim minha mão não ficou toda suja de tempero, mas isso é totalmente opcional.

Aqueça uma panela de pressão e sele todos os lados dos pedaços de carne. Minha panela de pressão é antiaderente, então eu não precisei colocar óleo ou azeite, mas dependendo da sua panela pode ser que você precise. Não coloque toda a carne de uma vez, que é pra não juntar água. Divida a carne em partes e assim que a última parte estiver selada, devolva todos os pedaços pra panela.

Depois disso é só acrescentar o caldo de carne, fechar a panela e assim que pegar pressão, abaixe o fogo se estiver usando panela convencional, e deixe cozinhar por 1 hora. Se estiver usando panela elétrica como eu, é só programar o timer pra 1 hora.

Quando a carne estiver cozida, retire do fogo e espere 10 minutos antes de retirar a pressão e abrir a panela. Coloque a carne em um recipiente e desfie com a ajuda de 2 garfos. Nessa hora você pode remover os pedaços de gordura da carne.

Por fim, misture o molho e sua carne de porco desfiada com molho barbecue está pronta!

Carne de Porco Desfiada com Molho Barbecue