Cheesecake Queimado (Basco) (Basque Cheesecake)


Esse Cheesecake Queimado, também conhecido como Cheesecake Basco, virou febre aqui nos Estados Unidos. Tem gente cobrando uma pequena fortuna por um!

Diferentemente do cheesecake tradicional, esse não é assado em baixa temperatura e em banho maria para evitar que rache. Pelo contrário: como o próprio nome já diz, essa receita queima e racha o topo do cheesecake, devido ao açúcar e à alta temperatura em que é assado.

O cheesecake queimado sai do forno alto e murcha conforme vai esfriando. Ele não tem massa na base e sua textura é diferente de um cheesecake tradicional.

Eu adaptei a receita da Sally do Cupcake Jemma. A receita original lista a maioria dos ingredientes em gramas, mas sei que nem todo mundo tem balança de cozinha em casa. Se você puder investir em uma, eu super aconselho!

Ingredientes

  • 600 gramas de cream cheese em temperatura ambiente
  • 310 ml de creme de leite fresco
  • 4 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/3 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Forre uma forma redonda alta de cerca de 20 cm de diâmetro com papel manteiga. Certifique-se que o papel manteiga é maior do que a forma, para que você possa puxar o cheesecake queimado da forma. Reserve.
  3. Com uma batedeira, bata o cream cheese em um recipiente grande até ficar cremoso.
  4. Adicione o açúcar e bata para incorporar.
  5. Raspe as laterais do recipiente.
  6. Acrescente a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.
  7. Raspe as laterais do recipiente.
  8. Acrescente o sal e, com a batedeira ligada, adicione o creme de leite fresco.
  9. Por fim, acrescente a farinha peneirada e misture com uma espátula.
  10. Com a massa homogênega, transfira para a forma reservada. Leve ao forno até que o topo esteja queimado, as laterais estejam firmes e o centro ainda balança quando você bate na forma. O meu cheesecake ficou no forno por 55 minutos, mas o tempo de cozimento vai depender do seu forno e do tamanho da sua forma.
  11. Deixe o cheesecake queimado esfriar por 1 hora em temperatura ambiente e em seguida leve à geladeira até firmar completamente antes de desenformar. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Cheesecake Queimado


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *