Chili é um prato mexicano que em algumas das regiōes dos Estados Unidos acabou em combinaçōes meio exdrúxulas: com cachorro quente, com bolo de milho… Eu gosto de comer o chili sozinho, como sopa, a única coisa que eu acrescento são tortilla strips, que são pedaços de tortillas fritas. Essa receita é muito prática, e rende bastante!
Ingredientes
- 800 gramas de tomate em lata picado (com o caldo)
- 500 gramas de carne moída
- 2 xícaras de feijão cozido sem temperos
- 1 xícara de água
- 1/2 xícara de pimentão vermelho picado em cubinhos
- 2 jalapeños sem membrana e sementes, picados
- 1 cebola média picada em cubinhos
- 2 colheres de sopa de alho picado ou amassado
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 colher de sopa de pimenta chili em pó
- 1/2 colher de sopa de sal
- 1/2 colher de sopa de cominho em pó
- 2 colheres de chá de cacau em pó
- 1 colher de chá de orégano desidratado
- 1/2 colher de chá de pimenta
Modo de preparo
Coloque a carne moída na panela de pressão e refogue até começar a dourar. Eu não coloco azeite ou óleo pra dourar minha carne porque ela solta bastante água, mas nada te impede de colocar um fio para ajudar a dourar.
Acrescente a cebola, o pimentão e o jalapeño. O jalapeño não vai deixar o chili apimentado porque as membranas e sementes foram retiradas, e são elas que fazem a comida ficar apimentada. Cozinhe por cerca de 2 minutos.
Adicione o sal, o alho, o orégano, as pimentas, o cominho e o cacau. Misture bem e cozinhe por mais 3 minutos. Acrescente o molho inglês e o tomate. Assim que o tomate estiver bem misturado, acrescente o feijão e mexa bem, mas com delicadeza, que é pra não amassar o feijão.
Feche a panela e conte 10 minutos assim que pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela descansar por 10 minutos e sirva em seguida.
O chili pode ser congelado, ele dura até 3 meses no freezer.