Curau


Curau é mais uma receita que me leva de volta à minha infância. Lembro muito da minha avó moendo milho verde no moedor manual que ela tinha pra fazer curau.

Os tempos mudaram e nem sei se fazem mais moedor como aquele, então a gente usa o liquidificador mesmo! Embora essa receita seja fácil de fazer, demora bastante no fogo e tem que cozinhar sem parar de mexer, então o negócio é ter paciência.

Se você não tiver espigas de milho, pode substituir por 1 lata de milho, mas a consistência pode ser que não fique igual. Não esqueça de retirar todo o líquido do milho antes de colocar no liquidificador!

Ingredientes

  • 4 espigas de milho
  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Corte o milho de 4 espigas e coloque em um liquidificador. Essa parte é chata de fazer, porque o cortar milho da espiga faz uma sujeira danada. Eu coloquei a espiga em cima de uma forma de bolo com furo no meio pra fazer isso, assim quando você corta o milho, ele cai dentro da forma. Uma alternativa é cortar em cima de um pano de prato, assim quando você termina de retirar o milho da espiga é fácil de transferir para o liquidificador.

Adicione o leite ao milho e bata bem. Se o copo do seu liquidificador não for muito grande, divida o milho e o leite ao meio e bata uma metade por vez. Passe essa mistura por uma peneira, pressionando bem para retirar todo o líquido.

Coloque o líquido em uma panela, acrescente o açúcar e a manteiga, e leve ao fogo médio, cozinhando sem parar de mexer. Assim que seu curau engrossar bem, desligue o fogo e transfira para uma travessa grande ou potinhos individuais.

Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de polvilhar canela em pó a gosto por cima e servir.

Curau


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *