Donuts

Donuts (Fritos ou Assados)


Quem nunca teve vontade de comer donuts assistindo aos Simpsons, aquela rosquinha com cobertura que os gringos tanto adoram? A massa de donuts nada mais é do que uma massa de pão doce, tradicionalmente frita, mas também dá pra fazer assado no forno, como eu fiz aqui.

Donuts são muito versáteis: você pode fazer em forma de rosquinha, com o tradicional furo no meio e uma cobertura, ou sem o furo e colocar recheio dentro dele. Aqui eu te ensino a fazer o tradicional, com furo no meio e uma cobertura bem simples, mas você pode usar essa receita como base para fazer seus donuts do sabor que você preferir! E se você não quiser fazer a massa de pão, já ensinei como fazer donuts assado usando massa tipo de bolo aqui.

Receita adaptada do Natasha’s Kitchen.

Ingredientes para a massa

  • 2 + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de leite morno
  • 2 gemas de ovo
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 1/4 colher de chá de sal
  • Óleo ou azeite para untar

Ingredientes para a cobertura

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2 a 4 colheres de sopa de leite
  • Corante alimentício (opcional)
  • Confeitos (opcional)

Modo de preparo da massa

  1. Misture o leite morno com o açúcar e o fermento e deixe descansar por 5 minutos.
  2. Transfira a mistura de fermento para um recipiente grande, adicione a manteiga, as gemas, metade da farinha de trigo e o sal e em seguida misture bem. Acrescente mais farinha aos poucos, até que possa sovar a massa.
  3. Sove a massa até que fique lisa e levemente pegajosa, não adicione muita farinha para não deixar seus donuts pesados.
  4. Unte um recipiente médio com óleo ou azeite, transfira a massa e, pincele a massa para que fique coberta com óleo ou azeite. Cubra com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho, o tempo vai variar de acordo com a temperatura da sua cozinha, tem dia que leva 30 minutos na minha, tem dia que leva 2 horas.
  5. Abra a massa até ficar com mais ou menos 1 dedo de espessura e corte círculos com um copo ou cortador. Se você quiser que seus donuts fiquem no formato tradicional de rosquinha, use um cortador menor para fazer outro círculo dentro de cada um, como eu fiz.
  6. Transfira os donuts para uma forma forrada com papel manteiga, cubra com plástico filme e deixe descansar por 45 minutos.
  7. Se for fazer os donuts fritos, frite em óleo quente até que os dois lados estejam dourados. Se for fazer assado, pré-aqueça o forno a 190ºC e asse os donuts até que fiquem dourados, o tempo de forno vai depender do tamanho dos seus donuts e do seu forno. Independente do método de cozimento, é importante deixar os donuts esfriarem completamente e só então colocar a cobertura neles.

Modo de preparo da cobertura

  1. Misture metade do leite com o açúcar de confeiteiro e o corante alimentício.
  2. Adicione mais leite aos poucos, até que a cobertura fique com consistência de mel, pode ser que você não precise usar todo o leite.
  3. Em seguida mergulhe todos os donuts ou só o lado de cima deles na cobertura e, se quiser, finalize com confeitos, mas coloque imediatamente, porque a cobertura começa a secar rapidinho.

Donuts