Flatbread Caprese

Flatbread Caprese


Flatbread Caprese é minha tentativa de replicar um prato que meu marido ama de um restaurante em uma cidade vizinha à nossa. Flatbread é uma massa parecida com a de pizza, mas que geralmente não leva molho no recheio. Essa leva queijo, tomate e vinagre balsâmico, e fica uma delícia! Eu já postei outras receitas de caprese por aqui, então não é segredo que a gente aqui em casa adora essa combinação de sabores. Essa receita pode ser servida tanto quanto prato principal como aperitivo.

Ingredientes para a massa

  • 3/4 xícara + 2 colheres de sopa de água morna
  • 2 + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 colher de sopa de mel
  • 3/4 colher de sopa de azeite, mais para untar
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio

  • 1/2 xícara de tomate cereja cortado ao meio
  • 1/2 xícara de queijo muçarela fresco em cubinhos
  • 1/4 xícara de vinagre balsâmico
  • Folhas de manjericão picado a gosto

Modo de preparo

Comece preparando a massa. Misture a água, o mel e o fermento. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo nela, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está fria, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Em seguida coloque o sal, metade da farinha, o azeite e a mistura de fermento em um recipiente grande e misture bem. Adicione o restante da farinha aos poucos, até formar a massa, pode ser que você não precise usar toda a farinha. Eu uso a minha batedeira pra sovar a massa porque ela tem potência suficiente para isso, mas você pode sovar a massa à mão se não tiver.

Essa massa fica consistente, mas ainda um pouco pegajosa. Não coloque mais farinha para que ela pare de grudar das mãos, senão seu flatbread caprese vai ficar duro. Coloque em um recipiente untado, cubra com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho.

Enquanto a massa descansa, reduza o vinagre balsâmico em uma panela pequena em fogo médio. Assim que começar a fever, conte 1 minuto e desligue o fogo. Deixe esfriar completamente e reserve.

Quando a massa tiver dobrado de tamanho, abra-a com as mãos em uma forma untada com azeite. Eu dividi a minha massa em 2, para ficar mais fácil para servir, mas você pode fazer uma flatbread caprese grande se preferir.

Coloque o queijo e os tomates por cima da massa e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por 20 a 25 minutos, até que a massa esteja dourada. Finalize com o manjericão picado e o vinagre balsâmico reduzido. Eu coloco numa garrafinha para facilitar nessa hora, mas você pode usar uma colher para espalhar o vinagre se preferir.

Flatbread Caprese