Foccacia


Fazer Foccacia em casa não é difícil, só leva tempo. A massa desse pão é deliciosa e rende uma travessa grande. Eu usei alecrim da minha horta e o resultado final ficou muito bom!

Ingredientes

  • Até 5 xícaras de farinha de trigo
  • 1 + 3/4 xícara de água morna
  • 1 xícara de azeite de oliva de boa qualidade (mais para untar o recipiente)
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 2 colheres de chá de alecrim fresco picado
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco

Modo de preparo

Misture o fermento, o açúcar e a água morna. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35 e 45 graus. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está fria, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Adicione 1/2 xícara de azeite, 1 colher de sopa de sal e metade da farinha de trigo em um recipiente grande. Mexa até que a farinha comece a absorver o azeite. Eu uso minha batedeira para fazer a massa, mas se você não tiver batedeira que aguente bater massa de pão, sove sua foccacia à mão. Em seguida adicione a mistura com fermento e continue a incorporar à massa, acrescentando farinha aos poucos até que sua massa fique lisa e não grude nas mãos. Eu não precisei colocar toda a farinha, minha massa deu ponto com cerca de 1/2 xícara de farinha ainda sobrando.

Unte um recipiente grande limpo com um pouco de azeite e coloque a massa nele. Espalhe um pouco do azeite por cima da massa, eu uso o mesmo pincel com o qual untei o recipiente para fazer isso, já que ele ainda tem um pouco do azeite do recipiente. Cubra com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho. O tempo que vai levar para dobrar de tamanho depende da temperatura da sua cozinha, minha massa levou um pouco mais de uma hora no dia em que eu estava filmando a receita.

Acrescente 1 colher de sopa de alecrim fresco picado e sove a massa por uns 2 minutos, para espalhar o alecrim de maneira uniforme. Espalhe 1/2 xícara de azeite em uma assadeira retangular grande, a minha tem 46×33 centímeros. Coloque a massa na assadeira e, com as pontas dos dedos, comece a esticá-la. Vire a massa uma vez, para que a massa toda fique coberta com azeite. Se sua massa começar a encolher muito conforme você tentar abri-la, deixe a massa da foccacia descansar por 10 minutos e tente abrir novamente.

Abra a massa até que cubra todo o fundo da assadeira, com as pontas dos dedos, faça “furos” por toda a massa. Com um pincel, espalhe o azeite que sobrou nas laterais por cima, para que a massa fique untada de maneira uniforme. Salpique mais 1 colher de chá de alecrim por cima e 1 colher de sopa de sal. Deixe descansar por mais 1 hora. Asse em forno pré-aquecido a 220 graus por 25 a 30 minutos. Deixe esfriar completamente antes de desinformar e cortar e aproveite!

Foccacia


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *