Frango Assado Borboleta (Spatchcock Chicken)

Frango Assado Borboleta (Spatchcock Chicken)


Frango Assado Borboleta é uma forma diferente de fazer o tradicional frango assado com o qual estamos acostumados, mas igualmente delicioso, e o melhor: assa bem mais rápido! O segredo desse frango é a preparação, que faz com que ele fique aberto na forma em formato de borboleta. Dá um pouquinho de trabalho na primeira vez que você faz, porque é necessário cortar a espinha dorsal da ave e isso não é muito fácil de fazer. No entanto, eu gostei tanto do resultado que inclusive pretendo usar esse método para cozinhar o peru da ceia de Dia de Ação de Graças deste ano aqui em casa.

Ingredientes

  • 1 frango inteiro
  • 1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 cenouras picadas em pedaços grandes
  • 3 talos de salsão picados em pedaços grandes
  • Raspas da casca de 1 limão
  • 1 dente de alho picado ou amassado
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1/2 colher de chá de folhas de tomilho
  • Sal e pimenta a gosto
  • Óleo ou azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Retire o frango da geladeira 1 hora antes de começar o preparo.
  2. Pré-aqueça o forno a 220ºC.
  3. Misture a manteiga, o tomilho, as raspas da casca de limão, o alho e o suco de limão com sal e pimenta a gosto e reserve.
  4. Corte os dois lados da espinha dorsal do frango com uma tesoura e remova completamente.
  5. Retire os miúdos do frango em seguida, geralmente vêm em um saco dentro da ave, e seque o frango com um papel toalha.
  6. Faça um corte no osso que divide os dois lados do peito do frango com uma faca e tempere o interior do frango com sal e pimenta a gosto.
  7. Coloque o frango em uma forma com a pele para cima e pressione o meio do peito para achatar o frango.
  8. Solte a pele da carne do peito e das coxas com os dedos, mas cuidado para não rasgar.
  9. Coloque porções da manteiga reservada debaixo da pele do frango e espalhe com os dedos, finalize espalhando o restante por cima do frango.
  10. Adicione as cenouras e o salsão à forma, tempere tudo com sal e pimenta a gosto e regue com um fio de óleo ou azeite.
  11. Leve ao forno até que o frango assado borboleta esteja completamente assado, o tempo vai depender do tamanho do seu frango. Eu uso um termômetro próprio para medir a temperatura de carnes para medir a temperatura interna, tem que atingir 74ºC. Existem vários sites que ensinam onde colocar o termômetro para medir, mas se você não tiver termômetro de carnes, espete uma faca na parte mais grossa do peito, até atingir o osso. Ao retirar a faca, se o líquido que sair for claro, quase incolor, o frango está assado.

Frango Assado Borboleta (Spatchcock Chicken)