Frango Assado Borboleta é uma forma diferente de fazer o tradicional frango assado com o qual estamos acostumados, mas igualmente delicioso, e o melhor: assa bem mais rápido! O segredo desse frango é a preparação, que faz com que ele fique aberto na forma em formato de borboleta. Dá um pouquinho de trabalho na primeira vez que você faz, porque é necessário cortar a espinha dorsal da ave e isso não é muito fácil de fazer. No entanto, eu gostei tanto do resultado que inclusive pretendo usar esse método para cozinhar o peru da ceia de Dia de Ação de Graças deste ano aqui em casa.
Ingredientes
- 1 frango inteiro
- 1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
- 3 cenouras picadas em pedaços grandes
- 3 talos de salsão picados em pedaços grandes
- Raspas da casca de 1 limão
- 1 dente de alho picado ou amassado
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1/2 colher de chá de folhas de tomilho
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo ou azeite a gosto
Modo de preparo
- Retire o frango da geladeira 1 hora antes de começar o preparo.
- Pré-aqueça o forno a 220ºC.
- Misture a manteiga, o tomilho, as raspas da casca de limão, o alho e o suco de limão com sal e pimenta a gosto e reserve.
- Corte os dois lados da espinha dorsal do frango com uma tesoura e remova completamente.
- Retire os miúdos do frango em seguida, geralmente vêm em um saco dentro da ave, e seque o frango com um papel toalha.
- Faça um corte no osso que divide os dois lados do peito do frango com uma faca e tempere o interior do frango com sal e pimenta a gosto.
- Coloque o frango em uma forma com a pele para cima e pressione o meio do peito para achatar o frango.
- Solte a pele da carne do peito e das coxas com os dedos, mas cuidado para não rasgar.
- Coloque porções da manteiga reservada debaixo da pele do frango e espalhe com os dedos, finalize espalhando o restante por cima do frango.
- Adicione as cenouras e o salsão à forma, tempere tudo com sal e pimenta a gosto e regue com um fio de óleo ou azeite.
- Leve ao forno até que o frango assado borboleta esteja completamente assado, o tempo vai depender do tamanho do seu frango. Eu uso um termômetro próprio para medir a temperatura de carnes para medir a temperatura interna, tem que atingir 74ºC. Existem vários sites que ensinam onde colocar o termômetro para medir, mas se você não tiver termômetro de carnes, espete uma faca na parte mais grossa do peito, até atingir o osso. Ao retirar a faca, se o líquido que sair for claro, quase incolor, o frango está assado.