Frango Assado

Frango Assado


Aqui nos Estados Unidos a maioria dos supermercados vende frango assado inteiro. Apesar de ser muito prático, você nunca sabe o quanto de sal e que tipo de tempero foi usado, então eu prefiro fazer o meu em casa mesmo. Uma vez assado, eu separo a carne em porçōes de 2 xícaras cada e congelo, assim sempre tenho frango para ser usado em outras receitas. Eu aproveito os ossos do frango pra fazer caldo, e minha Torta de Frango e Palmito é uma das receitas nas quais uso a carne do frango.

Ingredientes

Modo de preparo

Retire o frango da geladeira 30 minutos antes de manusear, para que não esteja tão gelado. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Seque o frango com papel toalha, para retirar o excesso de umidade. Com os dedos, separe a pele do frango da carne. Cuidado para não rasgar a pele, a pele é presa à carne por uma película que em alguns pontos é bem fácil de separar, mas em outros requer um pouco de paciência.

Coloque pedaços da manteiga de limão e ervas entre a pele e a carne do frango. Espalhe sal e pimenta do reino por cima da pele do frango todo. Com o peito virado para cima, dobre as asinhas para que fiquem por baixo do frango e não queimem durante o cozimento.

Eu uso assadeira descartável pra levar o frango ao forno, que é pra ficar mais fácil na hora de lavar a louça. Se você for usar assadeira descartável como eu, não se esqueça de colocar uma forma por baixo dela, que é pra dar estabilidade.

Leve ao forno até que o frango esteja completamente assado, o tempo de forno vai depender do tamanho do seu frango. Eu uso um termômetro próprio pra medir a temperatura de carnes pra medir a temperatura interna, tem que atingir 74ºC. O meu frango do vídeo levou pouco mais de 1 hora no forno, e eu comecei a checar a temperatura por volta dos 45 minutos.

Existem vários sites que ensinam onde colocar o termômetro pra medir, mas se você não tiver termômetro de carnes, espete uma faca na parte mais grossa do peito, até atingir o osso. Ao retirar a faca, se o líquido que sair for claro, quase incolor, o frango está assado.