Frango Frito Picante (Nashville Hot Chicken)

Frango Frito Picante (Nashville Hot Chicken)


Na região dos Estados Unidos onde eu moro é comum encontrar Frango Frito Picante para vender nos restaurantes, o Nashville Hot Chicken. Outro dia fui almoçar em um restaurante e pedi um prato que tinha French Toast recheada e Frango Frito Picante, postei uma foto no Instagram e muita gente me pediu para ensinar as duas receitas. A French Toast recheada será postada outro dia, porque ainda estou aperfeiçoando aquela receita, mas hoje vou te ensinar a fazer o frango.

Se você não gosta de frango apimentado é só omitir o molho de pimenta e o molho que é pincelado por cima do frango como finalização, e você terá um frango frito delicioso. A quantidade de pimenta caiena na receita é que vai definir o quão picante seu frango frito será, aqui em casa eu usei 1 colher de sopa, mas o frango que comi no restaurante era mais apimentado. A pimenta caiena também determina a cor final do frango, quanto mais pimenta, mais vermelho fica.

Eu usei sassami de frango, aquela parte interna do peito, que aqui é conhecida como chicken tenderloins, mas você pode fazer essa receita com qualquer parte do frango, tem gente que corta o frango inteiro em pedaços pra fazer frango frito. O importante é ter gordura suficiente na panela na hora de fritar para que cubra o frango completamente, do contrário seu frango não vai cozinhar totalmente na panela e você terá que finalizá-lo no forno. Se for usar frango com pele, aconselho colocar sal e pimenta em todos os pedaços, cobrir e levar à geladeira por pelo menos 4 horas, assim a pele fica mais sequinha.

Eu fiz 8 pedaços de frango, mas a receita dá pra fazer até 10. Se você for fazer menos de 8 aconselho fazer só metade da receita. Aqui em Nashville esse frango é servido como na foto, em cima de uma fatia de pão e com rodelas de picles por cima, mas você pode servir da maneira que preferir.

Ingredientes

  • 8 pedaços de frango em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de molho de pimenta
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de pimenta caiena
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 + 1/2 colher de chá de sal, mais para temperar
  • 1 colher de chá de pimenta, mais para temperar
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1/2 colher de chá de páprica
  • Banha de porco e óleo vegetal para fritar

Modo de preparo

  1. Tempere o frango com sal e pimenta a gosto.
  2. Coloque o leite, os ovos e o molho de pimenta em um recipiente e misture bem.
  3. Misture a farinha de trigo com 1 colher de chá de sal e pimenta a gosto em um recipiente, misture bem e adicione 2 a 3 colheres de sopa da mistura de leite com ovos e molho de pimenta. Misture para criar umas bolinhas, que vão grudar no seu frango frito picante e deixá-lo mais crocante.
  4. Passe o frango na mistura de farinha, cobrindo todos os pedaços por completo.
  5. Coloque o frango na mistura de leite com ovos e molho de pimenta.
  6. Passe o frango na mistura de farinha novamente.
  7. Coloque banha de porco de óleo vegetal em quantidades iguais em uma panela e leve ao fogo até atingir 180ºC.
  8. Coloque uma grade em cima de uma forma e reserve. Se você não tiver esse tipo de grade, use papel toalha, mas seu frango frito picante não vai ficar muito crocante na parte que ficará em contato com o papel toalha.
  9. Frite o frango na gordura quente até dourar. Dependendo do tamanho da sua panela pode ser que você precise fazer essa parte em etapas, se você colocar muito frango de uma vez só a temperatura da gordura vai cair drasticamente e seu frango vai absorver gordura demais.
  10. Retire o frango da gordura e coloque em cima da grade. Você pode colocar essa forma em forno baixo para manter o frango aquecido enquanto você termina de fritar todos os pedaços.
  11. Quando você tiver terminado de fritar o frango, desligue o fogo e, com cuidado, coloque cerca de 1/2 xícara da gordura em um recipiente resistente ao calor.
  12. Adicione pimenta caiena, açúcar mascavo, 1 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de pimenta, alho em pó e páprica à gordura ainda quente e misture bem.
  13. Pincele o molho ainda quente nos dois lados de todos os pedaços de frango e sirva imediatamente.

Frango Frito Picante (Nashville Hot Chicken)