Lombo Assado com Alecrim


Esse Lombo Assado com Alecrim é uma ótima alternativa para quem não quer fazer peru para a ceia de Natal! A marinada é fervida e vira um molho delicioso. Eu comprei a peça errada no mercado, o lombo em geral é mais grosso do que o que eu usei aqui e vem em um pedaço só, mas o modo de preparo é exatamente o mesmo.

Ingredientes

  • Cerca de 1 kg de lombo de porco
  • 1/2 xícara de molho de soja
  • 1/4 xícara + 1 colher de sopa de mel
  • 1/4 xícara + 1 colher de sopa de azeite, mais 2 colheres de sopa para selar
  • 1/4 xícara de suco de laranja
  • 1/4 xícara de mostarda Dijon
  • 4 dentes de alho picados ou amassados
  • 2 colheres de sopa de alecrim desidratado (ou as folinhas de 1 ramo de alecrim fresco picado)
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Comece preparando a marinada. Misture o mel, o azeite, o molho de soja, o suco de laranja, o alho, a mostarda Dijon, o alecrim, sal e pimenta a gosto. Cuidado com o sal, o molho de soja é salgado, então não coloque muito. Eu uso um molho de soja com baixa quantidade de sal, que é para ficar mais fácil controlar o quanto de sal vai na carne.

Com a marinada pronta, coloque-a sobre o lombo de porco e deixe marinar na geladeira por 2 a 6 horas. Eu coloco o lombo e a marinada em um saco plástico, que é para que a marinada pegue bem em toda a carne do porco.

Passado o tempo da marinada, pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire o lombo da marinada e coloque em uma frigideira bem quente com 2 colheres de sopa de azeite, para selar. Deixe selar todos os lados, retire o lombo da frigideira e coloque em uma forma. Coloque um pouco do líquido da marinada sobre o lombo e leve ao forno até que esteja completamente cozido.

O tempo de forno vai depender da grossura da sua carne e do seu forno. O lombo está assado quando a temperatura interna atingir 63°C. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto o lombo descansa, ferva o restante da marinada na mesma frigideira que você usou para selar a carne, mexendo de vez em quando. Deixe apurar até ficar um molho da espessura que você quiser. Fatie o lombo e sirva com o molho por cima.

Lombo Assado com Alecrim


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *