Macarrão com Molho de Queijo Rochefort

Macarrão com Molho de Queijo Rochefort


Esse macarrão com molho de queijo Rochefort é uma delícia! O molho não é muito forte, o gosto fica na medida para quem gosta de queijos como Rochefort, mas você também pode substituir por queijo Gorgonzola ou Camembert se preferir. É super rápido de fazer, eu levei 15 minutos entre preparação, cozimento e a hora de servir. A quantidade nessa receita serve bem 1 pessoa.

Ingredientes

  • 1 + 1/4 xícara de macarrão cru
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 + 1/4 xícara de leite
  • 1/4 xícara de queijo Rochefort em pedaços pequenos
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha picada para servir (opcional)

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruçōes da embalagem. Eu usei mini penne, mas você pode usar o macarrão da sua preferência. Se for usar macarrão longo, vai ter que ajustar a quantidade, porque fica difícil medir 1 + 1/4 xícara de espaguete, por exemplo.

Enquanto o macarrão cozinha, faça o molho. Em uma panela em fogo médio derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem com um fouet por 2 a 3 minutos, que é pra cozinhar a farinha.

Acrescente o leite aos poucos, vai parecer que vai empelotar, mas eu garanto que no final vai dar certo! Eu coloco o leite aos poucos e vou mexendo após cada adição, até que o leite esteja completamente incorporado.

Coloque pimenta do reino a gosto. Assim que o molho começar a borbulhar levemente nas bordas da panela, acrescente o queijo. Eu coloco em 2 partes, mexendo depois de cada parte para que o queijo derreta bem.

Acrescente sal a gosto, dependendo do queijo que usar no molho você vai precisar de mais ou menos sal, então é importante acrescentar o sal e provar para ajustar se for necessário.

Continue cozinhando o creme até que ele esteja na consistência desejada, eu gosto dele um pouquinho cremoso, mas não muito. Acrescente o macarrão já cozido, misture bem, salpique salsinha picada por cima (opcional) e sirva em seguida.

Você também pode usar noque ao invés de macarrão se preferir!