Massa Caseira de Pizza


Eu amo pizza de atum, mas aqui nos Estados Unidos é super difícil de achar nos restaurantes e pizzarias. Eu só achei em um restaurante na Califórnia, e como não moro mais por lá, o jeito é fazer em casa! Essa massa caseira de pizza é muito fácil de fazer e rende o suficiente para duas pizzas médias. Você pode fazer uma hoje e congelar a massa para outro dia!

Ingredientes

  • 1 + 1/3 xícara de água morna
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 3 + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Óleo ou azeite para untar

Modo de preparo

Misture o açúcar, o fermento e a água em um recipiente. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35 e 45 graus. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que a água está fria, aqueça mais um pouco. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos.

Em outro recipiente, coloque o sal, a farinha de trigo e o azeite de oliva e misture bem. Eu uso a minha batedeira com gancho pra fazer a massa porque é super prático, mas se você não tiver batedeira que aguente fazer massa é só sovar à mão. Acrescente a mistura do fermento e sove por 5 a 10 minutos, até que a massa fique lisa e não grude nas mãos.

Unte um recipiente grande e limpo com óleo ou azeite. Coloque a massa nele e vire-a para que o óleo cubra toda a massa. Cubra o recipiente com plástico filme e um pano de prato e deixe descansar até dobrar de tamanho. O tempo pra sua massa dobrar de tamanho vai depender da temperatura da sua cozinha, a minha levou mais de uma hora porque estava bem friozinho no dia em que eu fiz essa massa.

Assim que a massa dobrar de tamanho, você tem 3 opçōes:

  • Você pode fazer suas pizzas imediatamente.
  • Você pode colocar a massa na geladeira pra fazer as pizzas mais tarde, mas ela tem que ser usada em no máximo 24 horas depois que colocar na geladeira. Retire a massa da geladeira cerca de meia hora antes de usar, para que ela fique em temperatura ambiente antes de você manuseá-la.
  • Você pode colocar em um saco plástico próprio para congelar e levar ao freezer. Dura 2 meses no freezer, descongele na geladeira de um dia para o outro antes de usar.

Quando você estiver pronto pra fazer a pizza é só abrir a massa numa superfície levemente enfarinhada, eu abro com a mão, mas pode abrir com rolo se preferir. Deixe as bordas mais grossas e coloque numa assadeira untada com óleo. Coloque o molho e recheio que você quiser e asse em forno pré-aquecido a 250 graus por 10 a 20 minutos. O tempo de forno vai depender do quão fina sua massa estiver, fique de olho nela assim que passar dos 10 minutos iniciais.

Massa Caseira de Pizza


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *