Massa Caseira


Massa Caseira é algo que vicia, já vou te avisando! Tenho feito quase todo final de semana aqui em casa desde que me aventurei a fazer pela primeira vez. Existem várias receitas por aí, uma mais gostosa do que a outra. Essa é a que eu me adaptei melhor a fazer.

Fazer massa caseira leva tempo e precisa ter bastante paciência, não é algo que dá pra fazer sem se planejar. Eu geralmente preparo a massa pela manhã, deixo descansar na geladeira até o meio da tarde, quando abro, corto e penduro em um varal próprio para massas. Quando chega a hora da janta é só cozinhar.

Para abrir a massa em uma espessura uniforme você vai precisar de uma máquina própria para abrir massa. A minha acopla na batedeira que eu tenho, e só abre a massa, não corta. Existem máquinas que abrem e cortam, eu uso um rolo parecido com rolo de macarrão próprio para cortar massas. Se você não tiver esses equipamentos pode abrir a massa com um rolo mesmo, só não vai ficar tão uniforme, e cortar com uma faca.

Eu também já usei essa massa pra fazer a melhor Lasanha de Carne que eu já fiz na minha vida, ficou sensacional!

Ingredientes

  • 450 gramas de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 gema de ovo
  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • 1 a 2 colheres de sopa de água (se precisar)
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Primeiro misture a farinha e o sal em um recipiente grande. Em seguida abra um buraco no meio da farinha, coloque os ovos, a gema e o azeite nesse buraco. Com um garfo, comece a bater os ingredientes líquidos no meio do recipiente, e conforme for batendo, passe o garfo ao redor dos líquidos para pegar um pouco da farinha e do sal. Continue fazendo isso até que a massa fique em uma consistência que dê para mexer com as mãos.

Transfira a massa para uma bancada e sove bem, até que a massa fique lisinha e consistente. Dependendo da sua farinha, pode ser que sua massa caseira fique seca demais e precise de 1 a 2 colheres de sopa de água. Acrescente a água aos poucos, para não deixar a massa mole.

Enrole a massa em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de abrir, mas você pode deixar na geladeira por até 24 horas se for preciso.

Corte discos da massa e passe em uma máquina própria de abrir massa ou abra com um rolo de macarrão. Mantenha a massa que você ainda não abriu enrolada no plástico filme para que não fique ressecada. Eu dou uma achatada no disco de massa com a mão e então passo na minha máquina duas vezes em cada espessura, diminuindo a espessura da máquina até chegar no número 2. Se sua massa caseira começar a rasgar ou ficar com um formato estranho, dobre sobre ela mesma e abra novamente.

Quando tiver terminado de abrir a massa, deixe descansar por uns 10 minutos, não sobreponha as camadas para que elas não grudem uma na outra. Por fim, é só cortar a massa no tamanho desejado e deixar secar ou cozinhar imediatamente em água fervente com sal. O tempo de cozimento vai depender do tamanho da massa e se você deixou secar ou não, então fique de olho. Sirva com o molho da sua preferência e aproveite.

Massa Caseira


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *