Molho de Tomate Caseiro


Aqui em casa a gente adora macarrão com bastante molho, mas tínhamos costume de comprar molho de tomate pronto no mercado. Resolvi começar a fazer molho de tomate caseiro para ter mais controle do que vai no molho, e essa receita básica foi aprovada! Você pode usá-la como base pra fazer outros molhos, como molho de tomate com queijo, molho cremoso com vodca, bolonhesa…

Ingredientes

  • 800 gramas de tomate pelado em lata amassado (use tomate em lata de boa qualidade)
  • 3 dentes de alho picados (ou amassados caso você não queira que os pedaços de alho fiquem evidentes no molho)
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de azeite ou óleo
  • 1/2 colher de chá de tempero italiano (veja como substituir aqui, ou use ervas secas da sua preferência)
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, refogue o alho no azeite ou óleo por um minuto, mexendo sempre para não queimar. Acrescente os tomates amassados, aqui eu acho o tomate em lata já amassado, mas se você só encontrar o tomate pelado inteiro em lata é só amassar os tomates com as mãos ou um garfo antes de colocar na panela.

Acrescente o tempero italiano ou as ervas da sua preferência e pimenta a gosto, deixe ferver por pelo menos 5 minutos. Quanto mais tempo você deixar o molho apurar, mais saboroso fica, mas se estiver com pressa, 5 minutos é o tempo mínimo. Não esqueça de mexer o molho de vez em quando para não queimar o fundo da panela.

Desligue o fogo e acrescente a manteiga e mexa sem parar, até que o calor do molho tenha derretido a manteiga por completo. Por fim, acrescente sal a gosto. Eu coloco o sal no final porque se você colocar antes do molho ferver, pode acabar colocando sal demais, e se isso acontecer, não tem volta.

Sirva imediatamente ou espere esfriar, coloque em potes de conserva com tampa e leve à geladeira. Dura 5 dias na geladeira dessa forma, e eu acho que o gosto fica ainda mais saboroso depois de um ou dois dias na geladeira.

Molho de Tomate Caseiro