Molho Pesto

Molho Pesto


Molho pesto é muito fácil de fazer, e ainda que seja vendido pronto nos supermercados aqui nos Estados Unidos, eu prefiro fazer o meu. Temos dois pés de manjericão na horta no nosso quintal, e obviamente fica muito mais gostoso com manjericão fresco, mas eu também já fiz com manjericão comprado na feira. Aqui em casa a gente ama molho pesto, não só para comer com macarrão, mas também uso em outras receitas, como o Waffles de Parmesão e Pesto que eu já postei por aqui.

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas de manjericão
  • 2 colheres de sopa de pinoli ou nozes tostadas
  • 2 dentes de alho picados ou amassados
  • 1/3 xícara de azeite de boa qualidade
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo

Coloque o manjericão, o pinoli (ou nozes), o alho, o sal, o suco de limão e o azeite no liquidificador. Use a função de pulsar do liquidificador, o objetivo aqui é quebrar as folhas de manjericão e o pinoli, você não quer fazer purê de manjericão. O molho pesto não é um molho liso, ele tem pedacinhos de manjericão e de pinoli, e se você bater demais, seu molho vai ficar com uma cor marrom ao invés de verde.

Assim que o manjericão estiver em pedacinhos, acrescente o parmesão e pulse o molho mais algumas vezes, até que o queijo esteja bem distribuído. É importante raspar as laterais do liquidifcador algumas vezes, assim nada fica grudado nas laterais e o molho fica uniforme.

Esse molho fica em uma consistência perfeita para passar no pão para fazer sanduíches, ou para passar na massa de crepe para fazer crepes salgados. Se você for usar esse molho para macarrão, adicione algumas colheres da água quente na qual você cozinhou o macarrão ao molho.

O molho pesto caseiro pode ser congelado, mas eu aconselho você a colocar o queijo só quando você for usar o molho, congele o molho sem o queijo, do contrário o molho descongelado fica com um gosto estranho. Esse molho dura uma semana na geladeira em um recipiente com tampa (isso se você resistir tanto tempo assim e não comer tudo antes!).

Molho Pesto