Eu tive que dar alguns desses Muffins de Mirtilo pros meus vizinhos e pro meu marido levar pros colegas de trabalho dele, senão teríamos devorado todos aqui em casa! Eles não ficam extremamente doces como os que a gente encontra em mercados e padarias por aqui, perfeitos para o café da manhã ou da tarde.
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de mirtilos
- 3/4 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de iogurte natural ou grego sem açúcar
- 2 ovos
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 3 colheres de chá de açúcar para polvilhar os muffins
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 190 graus.
Coloque 1/2 xícara de mirtilos em um recipiente e amasse bem com um garfo. Reserve.
Em outro recipiente, coloque o restante dos mirtilos e duas colheres do total da farinha de trigo. Mexa bem para que todos os mirtilos fiquem cobertos com a farinha e reserve.
Em um recipiente grande, com uma batedeira, bata a manteiga e 3/4 de xícara de açúcar até ficar um creme fofo. Acrescente a baunilha, os ovos, o iogurte e os mirtilos amassados e bata até incorporar todos os ingredientes à massa. Adicione o fermento e a farinha de trigo e bata em velocidade baixa só até que os secos comecem a misturar à massa.
Acrescente os mirtilos cobertos com a farinha que estavam reservados e misture-os na massa delicadamente com uma espátula, para que eles não explodam na massa. A densidade da massa depende do iogurte usado, eu uso iogurte grego sem gordura, que é bem denso.
Distribua a massa em formas de cupcakes forradas com forminhas de papel, a minha massa rendeu 18 muffins. Polvilhe cada muffin com um pouco das 3 colheres de chá de açúcar e asse por 20 a 25 minutos, o tempo de forno vai depender do tamanho dos seus muffins. Para saber se está pronto é só espetar um palito de dente bem no meio de um dos muffins: se o palito sair limpo, seus muffins estão completamente assados.