Nachos

Nachos


Nachos é um prato da cozinha mexicana que a gente aqui em casa adora! Existem várias variaçōes desse prato, essa é a receita que eu faço em casa, que não é exatamente autêntica. Eu já fiz essa mesma receita usando meu frango ensopado desfiado ao invés da carne moída, mas preferimos com carne do que frango. No fim da receita eu dou sugestōes de outros ingredientes para colocar nos seus nachos e deixá-los do jeito que você gosta.

Ingredientes

  • 500 gramas de carne moída
  • 300 gramas de chips de tortilla
  • 1 xícara de queijo cheddar ralado
  • 1/4 xícara de creme azedo misturado com 1 colher de sopa de água (confira aqui como substituir o creme azedo)
  • 1 + 1/2 colher de sopa de salsinha picada (ou coentro se você gostar de coentro)
  • 1 colher de sopa de tempero para taco
  • 1 tomate médio picado
  • 1 cebola média picada
  • Suco de 1/2 limão
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Misture a cebola, o tomate, a salsinha, o suco de limão e sal a gosto em um recipiente pequeno. Tampe e leve à geladeira por pelo menos meia hora. Quanto mais essa mistura ficar na geladeira, mais gostosa fica. Use coentro ao invés de salsinha se você gostar de coentro, coentro é o ingrediente usado nos nachos autênticos.

Coloque a carne moída em uma panela grande em fogo médio e refogue até que a carne fique dourada por completo. Se sua carne for muito magra, coloque um fio de óleo ou de azeite—a minha solta bastante água e gordura, então eu não coloco. Acrescente o tempero para taco, misture bem e corrija o sal se for preciso.

Coloque uma camada de chips de tortilla em uma forma e uma camada de carne por cima. Eu faço em formas pequenas para que cada pessoa tenha a sua, assim fica mais fácil na hora de servir porque esse prato faz bastante sujeira pra comer. Espalhe um pouco da mistura de cebola com tomate por cima da carne, e cubra com o queijo ralado. A ideia é que cada chip de tortilla fique coberta com uma quantidade igual de todos os ingredientes. Leve ao forno para gratinar até que o queijo esteja derretido. Se seu forno não tiver função de gratinar, pré-aqueça na temperatura mais alta que puder, e assim que você colocar a forma no forno, não saia do lado dele! Fique de olho porque você não quer queimar seus nachos.

Com o queijo derretido, espalhe o creme azedo por cima. Eu uso uma garrafinha com um bico bem fino pra fazer isso, mas você pode colocar em um saquinho plástico e cortar a ponta, ou espalhar com uma colher mesmo se preferir. Sirva em seguida e aproveite!

Quando eu tenho feijão sobrando em casa eu dou uma amassada no feijão e deixo no fogo até reduzir a uma pasta e coloco uma camada do feijão por cima da carne. Você também pode colocar colheradas de guacamole e fatias de jalapeño se gostar de comida apimentada. Nachos é um prato bem versátil, você pode modificar pra deixar do jeito que mais gostar!