Nhoque de Batata


Nhoque de Batata é muito fácil de fazer, só dá trabalho. Eu faço com as batatas cozidas no forno, assim a quantidade de água na massa é pouca e consequentemente leva menos farinha de trigo do que se as batatas fossem cozinhadas numa panela com água. Eu usei o meu molho de tomate caseiro nessa receita, e também fica uma delícia com o molho de queijo Rochefort, mas você pode usar o molho da sua preferência!

Ingredientes

  • 1 kg de batatas
  • Até 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 xícaras de molho da sua preferência
  • Água e sal para cozinhar

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 190ºC.

Lave bem as batatas e faça vários furinhos nelas com um garfo. Leve ao forno até que as batatas estejam completamente cozidas, o tempo vai depender do tamanho das suas batatas. As minhas ficaram no forno por 1h30. Espete uma faca bem no meio das batatas pra saber se estão assadas: se a faca não encontrar resistência, estão assadas.

Com muito cuidado, retire as cascas das batatas assim que elas saírem do forno. As batatas estarão bem quente, então proteja suas mãos. Eu já testei deixar as batatas esfriarem antes de tirar a casca, fica mais difícil, então aconselho fazer com elas ainda quentes. É só cortar ao meio e puxar a casca, com a batata ainda quente é bem fácil, não tem segredo.

Amasse bem as batatas. Eu tenho um amassador de batatas, mas se você não tiver, amasse com um garfo.

Comece a incorporar a farinha de trigo à batata amassada aos poucos, pare assim que a massa estiver lisa e não grudar na sua mão. Eu usei cerca de metade da farinha, mas pode ser que você precise de mais.

Cubra a massa com um papel toalha molhado, para que não resseque. Retire uma porção da massa e trabalhe ela numa superfície levemente enfarinhada, até que fique um cilíndro de massa com cerca de um dedo e meio de espessura. Corte quadradinhos com uma faca e pressione-os nas costas de um garfo, para criar ranhuras.

Leve uma panela grande com água e sal para o fogo até ferver. A quantidade de sal vai depender do tamanho da sua panela, mas a água tem que estar salgada que nem água do mar. Assim que começar a ferver, coloque os nhoques para cozinhar. Não coloque todos os nhoques ao mesmo tempo, eu coloco o suficiente para cobrir o fundo da panela. Retire-os da panela assim que os nhoques flutuarem até a superfície e repita até que todos os nhoques estejam cozidos.

Aqueça o molho da sua preferência, acrescente os nhoques cozidos e aproveite!

Nhoque de Batata


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *