Panna Cotta com Calda de Goiabada


Fiz essa Panna Cotta com Calda de Goiabada outro dia pra ver se meu filho provaria goiabada pela 1ᵃ vez, mas o tiro saiu pela culatra: ele não quis provar! Azar o dele, porque eu adorei!

Panna Cotta é uma sobremesa de origem italiana que é como se fosse um pudim de leite. Geralmente a panna cotta é servida com algum tipo de calda ou frutas frescas. Resolvi usar uma goiabada que eu tinha em casa para dar um toque brasileiro a ela. Ficou deliciosa!

Ingredientes

  • 2 xícaras de goiabada picada
  • 1 xícara + 2 colheres de sopa de água
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 200 ml de leite
  • 1/2 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
  • 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo

Comece preparando a panna cotta, que tem que firmar na geladeira por pelo menos 4 horas.

Misture 2 colheres de sopa de água com a gelatina em pó sem sabor e reserve. Coloque o creme de leite, o leite e o açúcar em uma panela em fogo médio e aqueça só até que comece a fazer bolhas nas laterais. Desligue o fogo e acrescente a baunilha e a gelatina hidratada reservada. Misture bem até que a gelatina esteja completamente dissolvida.

Em seguida coloque a panna cotta em ramekins ou copinhos individuais. Eu usei copos descartáveis pra ficar mais fácil na hora de servir e de lavar a louça, e quis dar um charme a mais: apoiei os copos em uma forma de cupcakes, para que a panna cotta ficasse na diagonal dentro de cada copo. Isso é totalmente opcional, nada te impede de colocar com o copo na vertical.

A quantidade de panna cota em cada copo vai depender do tamanho do seu copo e do seu gosto. Essa receita rendeu 5 copinhos dos que eu usei.

Leve à geladeira por pelo menos 4 horas para firmar, mas o ideal é fazer essa etapa no dia anterior ao que você for servir.

Na hora de servir, coloque 2 xícaras de goiabada picada e 1 de água em uma panela e aqueça em fogo médio, mexendo sempre. Assim que a goiabada derreter completamente sua calda está pronta. Espere esfriar completamente antes de colocar por cima da panna cotta.

No vídeo eu fiz metade da quantidade da calda listada aqui, porque minha intuição estava me dizendo que meu filho não ia gostar da calda de goiabada. Acabei com metade dos copinhos com panna cotta com calda de goiabada, e a outra metade com uma calda de framboesa.

Panna Cotta com Calda de Goiabada


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *