O engraçado é que a mesma coisa aconteceu com meu filho há umas 2 semanas. Quando falei pra ele que ia fazer panqueca de abobrinha, ele olhou pra mim com uma cara de “você tá louca?”. Mas quando ele provou, repetiu o prato 3 vezes!
Aqui nos Estados Unidos eles servem panqueca de abobrinha com creme azedo, mas eu prefiro sem. Você pode fazê-las em tamanho pequeno e servir como aperitivo, mas aqui em casa a gente gosta dela maior e como prato principal.
Ingredientes
- 3 xícaras de abobrinha ralada
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1/3 xícara de queijo parmesão ralado
- 3 ovos batidos
- 3 colheres de sopa de cebolinha picada
- 3/4 colher de chá de fermento em pó
- 3/4 colher de chá de sal
- Uma pitada de orégano desidratado
- Azeite ou óleo para fritar
Modo de preparo
Retire o máximo de água possível da abobrinha ralada. Eu coloco a abobrinha em um pano de prato limpo e começo a torcer o pano na pia, até que não saia mais nenhuma água dela. Esse passo é importante para que a sua panqueca de abobrinha não fique muito mole.
Coloque a abobrinha, sal, fermento, orégano, parmesão e a farinha de trigo em um recipiente grande e misture bem. Acrescente os ovos batidos em seguida e mexa até incorporar. Por fim, adicione a cebolinha picada e misture para distribuir bem.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Coloque um pingo de azeite ou óleo na frigideira e espalhe bem. Com a ajuda de uma colher medidora, coloque porçōes da massa para fazer sua panqueca de abobrinha. Eu usei uma xícara medidora de 1/3 de xícara e usei a parte de trás dela para deixar a panqueca mais uniforme.
Cozinhe por 3 minutos e, com a ajuda de uma espátula, vire a panqueca de abobrinha e deixe cozinhar por mais 2 minutos do outro lado.