Pão Challah de Alecrim com Alho


Eu já comentei por aqui que a família do meu marido sempre serve pão Challah em alguns dos feriados judeus. Dessa vez eu resolvi pegar a receita básica de Challah que já postei por aqui e fazer Pão Challah de Alecrim com Alho. Tanto meu marido quanto meu cunhado adoraram o resultado, e eu também aproveitei as sobras pra fazer Panzanella.

Ingredientes

  • 4 a 4 + 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 + 1/4 xícara de água morna
  • 1/4 xícara de mel
  • 2 colheres de sopa de óleo, mais para untar
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de alho em pó
  • 1 colher de sopa de alecrim fresco picado, e mais uns raminhos para finalizar
  • 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 2 dentes de alho em fatias bem finas
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água para pincelar

Modo de preparo

Misture o fermento, a água e o mel. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que a água está fria, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Em outro recipiente, coloque um ovo, 2 colheres de sopa de óleo, a mistura de fermento, um terço da farinha de trigo, sal, alho em pó e alecrim picado. É importante colocar o sal em cima da farinha, e não do fermento. Se você colocar o sal direto em contato com a mistura de fermento, o fermento vai perder parte da sua eficácia.

Misture bem e acrescente mais um terço da farinha. Eu uso a minha batedeira com gancho para fazer essa etapa, sempre raspando a farinha que fica nas bordas do recipiente. Você pode sovar a massa à mão se não tiver uma batedeira que aguente bater massa de pão.

O último terço da farinha você tem que acrescentar aos poucos, porque pode ser que você não use toda a farinha. Quando a massa estiver levemente pegajosa, coloque em um recipiente limpo untado com óleo ou azeite. Eu passo por cima da massa o mesmo pincel que usei para untar o recipente, para que a massa fique totalmente pincelada.

Cubra o recipiente com plástico filme e um pano de prato e deixe descansar até dobrar de tamanho. O tempo para dobrar de tamanho varia, depende da temperatura da sua cozinha.

Assim que a massa tiver dobrado de tamanho, divida em 3, e modele cada pedaço da massa em um cilindro em uma superfície enfarinhada. Junte os 3 rolos de massa em uma ponta e faça uma trança com eles. A minha trança ficou muito grande pra caber na forma, então eu enrolei em forma de círculo depois de trançada.

Transfira a massa para uma forma untada, coloque as fatias de alho e os raminhos de alecrim sobre ela e deixe descansar por 1 hora. Eu coloco a forma dentro do forno desligado, que é para não correr o risco de nada cair em cima do pão. Você pode cobrir a massa do Challah com um pedaço de plástico filme ou um pano de prato limpo se preferir.

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Pincele um ovo batido com uma colher de sopa de água por cima de todo o pão. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, até que esteja dourado.

Pão Challah de Alecrim com Alho


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *