Pão de Alho

Pão de Alho


Conhecido como Garlic Knots nos Estados Unidos, é muito comum esse pão de alho ser vendido nas pizzarias, mas é muito fácil de fazer em casa! A massa rende de 2 a 3 porçōes como a que eu fiz (vai depender do tamanho da forma que você usar pra assar), mas você não precisa fazer tudo de uma vez. Você pode congelar a massa pra fazer o resto outro dia.

Ingredientes

  • Até 5 xícaras de farinha de trigo
  • 1 + 1/2 xícara de água morna
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida (dividida em 2 partes)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa + 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de alho picado
  • 1 colher de chá de salsinha picada
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • Óleo ou azeite para untar

Modo de preparo

Misture o açúcar, o fermento e a água. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que a água está fria, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Em um recipiente grande, coloque 1 colher de sopa de sal, cerca de 3 xícaras da farinha de trigo (não coloque toda porque pode ser que não precise), 2 colheres de manteiga derretida e a mistura com o fermento. É importante colocar o sal antes de colocar a farinha, porque se todo sal entrar em contato direto com o fermento, o fermento vai perder a eficácia. Misture bem até formar a massa.

Eu uso a minha batedeira com gancho pra fazer a massa porque é super prático, mas se você não tiver batedeira que aguente fazer massa é só misturar com uma colher de pau e depois com as mãos. A massa desse pão não pode ficar muito seca, então você tem que ir misturando aos poucos e acrescentando a farinha conforme precisar. Eu usei 4 xícaras e meia nesse dia, mas já fiz essa massa várias vezes no passado e levou menos farinha.

Assim que a massa começar a desgrudar das mãos, mas ainda estiver bem mole, coloque num recipiente limpo untado, e cubra a massa com um pouquinho do óleo ou azeite usado para untar. Eu uso o mesmo pincel que usei pra untar pra pegar um pouquinho do azeite do fundo do recipiente e pincelar por cima da massa. Isso ajuda a não criar uma crosta na massa enquanto ela descansa.

Cubra com plástico filme e um pano de prato e deixe descansar em um lugar quentinho até dobrar de tamanho. O tempo pra dobrar de tamanho vai depender da temperatura da sua cozinha, a massa do meu pão levou 1 hora.

Quando a massa estiver com o dobro do tamanho original, assim como com a massa de pizza caseira, você pode separar em porçōes, colocar em saco plástico próprio para levar ao freezer e congelar. Dura 2 meses no freezer, descongele na geladeira de um dia para o outro antes de usar.

Se você for usar a massa em até 24 horas, é só levar a massa pra geladeira. Retire a massa da geladeira cerca de meia hora antes de usar, para que ela fique em temperatura ambiente antes de você manuseá-la.

Pegue bolinhas da massa e modele em cilindros, com a ajuda de farinha pra não grudar nas mãos se for preciso. Faça nózinhos com a massa e coloque numa forma untada. Lembre-se que o pão vai crescer quando assar, então não coloque muita massa em cada forma.

Misture 2 colheres de sopa de manteiga derretida com 1 colher de sopa de azeite e pincele sobre a massa. Não use toda essa mistura para pincelar, reserve o que sobrar. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por 20 a 25 minutos.

Enquanto o pão está assando, misture 1 colher de chá de sal, o alho em pó e o alho picado na mistura de manteiga com azeite que sobrou. Jogue essa mistura sobre o pão depois de 20 a 25 minutos de cozimento, e leve de volta ao forno por mais 10 minutos.

Assim que o pão sair do forno, jogue salsinha picada e o queijo parmesão ralado por cima. O calor do pão vai derreter o queijo, deixando-o ainda mais irresistível! Sirva em seguida.

Nota: A quantidade de manteiga, azeite, sal, alho, salsinha e queijo para pincelar/colocar por cima do pão terá que ser ajustada de acordo com o tamanho da sua assadeira. Eu fiz 1 porção pequena porque só eu e meu marido comemos, o resto da massa eu congelei pra outro dia.

Pão de Alho