Pão de Forma Caseiro

Pão de Forma Caseiro


Esse Pão de Forma Caseiro é muito fácil de fazer, e não precisa nem sovar! Fica uma delícia pra comer com o café da tarde, pra fazer um sanduíche ou pra fazer French Toast.

Ingredientes

  • 2 + 1/4 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 xícaras de água morna
  • 2 colheres de chá de sal
  • 5 + 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xícara de manteiga derretida
  • Óleo para untar

Modo de preparo

Misture o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que a água está fria, aqueça mais um pouco. Deixe descansar por 10 minutos.

Em outro recipiente, acrescente o sal, a farinha de trigo, a manteiga derretida e a mistura com fermento. Eu usei minha batedeira com gancho pra misturar, mas você pode misturar tudo com uma colher de pau, a batedeira não é obrigatória.

Unte um recipiente limpo com óleo e coloque a massa nele. Espalhe o óleo em cima da massa também, para que a massa não fique ressecada. Cubra com plástico filme e um pano de prato limpo e deixe descansar até dobrar de tamanho. O tempo pra dobrar de tamanho vai variar pois depende da temperatura do ambiente onde a massa está, a minha levou 45 minutos, mas a sua pode levar mais de 1 hora.

Assim que a massa dobrar de tamanho, retire o pano de prato e o plástico filme e aperte a massa para retirar o ar. Cubra o recipiente novamente e deixe descansar até dobrar de tamanho novamente.

Divida a massa ao meio e coloque em duas formas de pão. A massa é bem mole, então dividir exatamente ao meio é um pouquinho complicado, mas tente dividir a massa conforme possível. Deixe a massa descansar nas formas por 30 minutos antes de assar em forno pré-aquecido a 200ºC or 30 a 35 minutos, até que o pão esteja bem dourado. Retire do forno e resista à tentação: espere esfriar completamente antes de desinformar e fatiar. Eu sei que é difícil resistir ao cheiro de pão quentinho, mas o pão ainda vai terminar de cozinhar na forma enquanto esfria, se você desinformar e fatiar antes de estar completamente frio, vai alterar a textura dele.

Pão de Forma Caseiro