Pão de Leite


Esse Pão de Leite foi um sucesso no jantar de Dia de Ação de Graças aqui em casa esse ano. Você pode modelar em pãezinhos como eu fiz, ou dividir a massa entre duas formas de pão. Eu optei por fazer pãezinhos pra ficar mais fácil na hora de servir.

Ingredientes

  • Cerca de 4 xícaras de farinha de trigo, mais para polvilhar
  • 1 xícara de leite morno
  • 1/2 xícara de água morna
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • Óleo ou azeite para untar

Modo de preparo

Misture a água, o leite, a manteiga, o mel e o fermento. A água e o leite não podem estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito frios (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata, é só colocar um dedo limpo no líquido, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está frio, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Para sovar a massa de pão de leite eu transferi a mistura de líquidos com o fermento para a minha batedeira com gancho. No entanto, Isso é completamente opcional, nada te impede de sovar à mão se você não tiver batedeira que aguente sovar massa. Acrescente metade da farinha por cima da mistura, bem como o sal. O sal tem que ir em cima da farinha, nunca coloque o sal direto em contato com a mistura de fermento.

Misture bem e adicione o restante da farinha aos poucos, conforme for sovando a massa. Pare de acrescentar assim que a massa começar a desgrudar das mãos, mas ainda esteja um pouco pegajosa, e coloque em um recipiente grande untado com azeite ou óleo. Cubra com plástico filme e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Com a massa crescida, forre a superfície de trabalho com farinha de trigo e abra a massa. Se você estiver fazendo 2 pães grandes, divida a massa ao meio e modele ambas partes em um cilindro. Se você estiver fazendo pãezinhos que nem eu, corte a massa em várias partes e modele cada uma em bolinhas.

Coloque a massa em forma untada e deixe crescer por 20 minutos, enquanto seu forno pré-aquece a 200ºC. Pincele o pão de leite com o ovo batido com água e leve ao forno para assar até dourar. O tempo de forno vai depender do tamanho do seu pão, os meus assaram em 15 minutos.

Pão de Leite


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *