Pão de Queijo


Pão de Queijo é algo que eu cresci comendo, e sinto muita falta por aqui. Os gringos não têm nada parecido, e todos que já provaram os meus, adoraram!

Ingredientes

  • 3 xícaras de queijo ralado da sua preferência
  • 1 + 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 ovos batidos
  • 1 colher de sopa de sal

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente grande, misture os polvilhos e o sal e reserve.

Em uma panela pequena, misture o leite e o óleo e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Assim que ferver, jogue essa mistura por cima dos secos reservados. Com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, misture bem, até que os secos tenham absorvido o leite e óleo quente.

Adicione o queijo e misture bem. Eu uso uma mistura de 1/3 de queijo parmesão e 2/3 de Monterey Jack, que é um queijo bastante comum aqui nos Estados Unidos, porque eu não tenho acesso a queijo meia cura por aqui. Continue mexendo com a espátula ou colher de pau até que a massa tenha esfriado o suficiente para você poder manusear com as mãos sem se queimar.

Acrescente os ovos batidos aos poucos, até dar ponto na massa. Eu raramente uso os dois ovos, sempre sobra um pouco, e a quantidade que sobra varia, tem dia que sobra mais, tem dia que sobra menos. Assim que a massa não estiver pegajosa, faça bolinhas e coloque em forma forrada com papel manteiga. Eu coloco um pouco de água nas mãos na hora de enrolar as bolinhas, eu acho que facilita pra enrolar.

Nessa etapa você pode levar os pães de queijo pro freezer pra congelar se quiser. É só deixar a forma no freezer por cerca de 3 horas, e depois colocar as bolinhas de massa em um saco próprio para congelar. Dura 2 meses no freezer, e pra assar é só levar direto do freezer à uma forma forrada com papel manteiga e pro forno. Dessa forma eu sempre tenho pão de queijo congelado pra quando dá aquela vontade de comer com um café e eu não preciso fazer uma receita inteira só pra isso.

O tempo para assar varia de acordo com seu forno, e se seu pão de queijo estiver congelado ou não. No meu forno, leva 20 minutos se não estiver congelado, e 25 se estiver congelado. O pão de queijo está assado quando a parte em contato com a forma fica dourada. Sirva em seguida e aproveite!

Pão de Queijo


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *