Pão de Trigo e Mel não é difícil de fazer, só leva tempo. Essa receita usa farinha para pão, que eu sei que é difícil de encontrar no Brasil. Se você não tiver acesso, acrescente um melhorador para pão, só não esqueça de ler as instruções da embalagem e seguir direitinho!
Esse pão cai super bem no café da manhã ou da tarde com manteigas saborizadas ou requeijão.
Ingredientes
- Cerca de 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha integral
- 200 ml de água morna
- 1/3 xícara de leite morno
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
- 1/2 colher de chá de sal
- Óleo ou azeite para untar
Modo de preparo
Assim que o fermento estiver ativado, acrescente a farinha integral, o mel, a manteiga, cerca de 2/3 da farinha de trigo e o sal. É importante colocar o sal em cima da farinha, e não do fermento, para que o fermento não perca parte da sua eficácia.
Sove a massa do pão de trigo e mel até ficar uniforme e quase sem grudar nas mãos. Acrescente mais farinha conforme você for sovando e sentir necessidade, mas pode ser que não precise usar toda a farinha.
Coloque a massa em um recipiente grande untado e pincele um pouco do óleo por cima da massa. Cubra o recipiente com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Assim que a massa dobrar de tamanho, coloque em uma bancada levemente enfarinhada e faça um rolinho com ela. Por fim, coloque em uma forma de pão untada, pincele óleo por cima e deixe a massa crescer na forma até chegar ao topo dela.
Enquanto a massa cresce, pré-aqueça o forno a 200ºC. Assim que a massa chegar ao topo da forma, leve ao forno até que o seu pão de trigo e mel esteja completamente assado. O tempo de forno vai depender do seu forno e da sua forma, o meu pão assou em 20 minutos.
Assim que sair do forno, deixe o pão esfriar na forma por 5 minutos e em seguida desenforme e deixe esfriar completamente antes de cortar.