Pão de Trigo e Mel


Pão de Trigo e Mel é o pão preferido do meu filho, então resolvi fazer essa versão caseira, que ficou muito gostosa! Não é difícil de fazer, só leva tempo.

Essa receita usa farinha para pão, que eu sei que é difícil de encontrar no Brasil. Se você não tiver acesso, acrescente um melhorador para pão, só não esqueça de ler as instruçōes da embalagem e seguir direitinho!

Esse pão cai super bem no café da manhã ou da tarde com manteigas saborizadas ou requeijão. Meu filho gosta com geleia de morango e manteiga de amendoim.

O meu pão de trigo e mel afundou no meio durante o cozimento, porque eu deixei crescer demais antes de assar. Nem por isso ficou ruim, só não ficou bonito que nem os pães de forma que a gente compra.

Ingredientes

  • Cerca de 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha integral
  • 200 ml de água morna
  • 1/3 xícara de leite morno
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Óleo ou azeite para untar

Modo de preparo

Misture a água com o leite, açúcar e fermento e deixe descansar por 5 minutos. O leite e a água não podem estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito frio (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata, é só colocar um dedo limpo no líquido, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está frio, aqueça mais um pouco.

Assim que o fermento estiver ativado, acrescente a farinha integral, o mel, a manteiga, cerca de 2/3 da farinha de trigo e o sal. É importante colocar o sal em cima da farinha, e não do fermento, para que o fermento não perca parte da sua eficácia.

Sove a massa do pão de trigo e mel até ficar uniforme e quase sem grudar nas mãos. Acrescente mais farinha conforme você for sovando e sentir necessidade, mas pode ser que não precise usar toda a farinha.

Coloque a massa em um recipiente grande untado e pincele um pouco do óleo por cima da massa. Cubra o recipiente com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho.

Assim que a massa dobrar de tamanho, coloque em uma bancada levemente enfarinhada e faça um rolinho com ela. Por fim, coloque em uma forma de pão untada, pincele óleo por cima e deixe a massa crescer na forma até chegar ao topo dela.

Enquanto a massa cresce, pré-aqueça o forno a 200ºC. Assim que a massa chegar ao topo da forma, leve ao forno até que o seu pão de trigo e mel esteja completamente assado. O tempo de forno vai depender do seu forno e da sua forma, o meu pão assou em 20 minutos.

Assim que sair do forno, deixe o pão esfriar na forma por 5 minutos e em seguida desenforme e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Pão de Trigo e Mel


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *