Pão Doce de Canela com Nozes (Sticky Buns)


Eu faço esse Pão Doce de Canela com Nozes há anos, e nunca sobra nada pra contar história aqui em casa, eles desaparecem rapidinho! Preparei a massa ontem à noite e hoje de manhã foi só preparar a cobertura, o recheio e assar. Esse pão acompanhado de um café quentinho é a melhor forma de começar o dia!

No vídeo eu fiz apenas meia receita, porque a receita inteira rende muito. Os ingredientes abaixo são para a receita completa, que rende 24 pães.

Pão doce é algo que sempre faz sucesso aqui em casa, tem 3 outras receitas já postadas com a mesma massa de base: Pão Doce de Canela (Cinnamon Rolls), Pão Doce de Laranja (Orange Rolls) e Pão de Coco e Doce de Leite.

Ingredientes para a massa

  • 5 xícaras de farinha de trigo (mais para polvilhar a superfície de trabalho)
  • 2 xícaras de leite morno
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de sopa cheia de sal
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1/2 colher de chá cheia de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio

Ingredientes para o recheio

  • 1/2 xícara de manteiga sem sal derretida
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá de canela em pó

Ingredientes para a cobertura

  • 1 + 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 2 xícaras de nozes da sua preferência picadas
  • 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente, mais para untar
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de whiskey
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Pitada de sal

Modo de preparo da massa

Comece preparando a massa do pão doce de canela: misture o fermento, o açúcar, o óleo e o leite morno. O leite não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata do leite, é só colocar um dedo limpo no leite, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está frio, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Adicione 4 xícaras de farinha de trigo, o sal, o fermento em pó, e o bicarbonato de sódio. É importante colocar o sal em cima da farinha, e não do fermento. Se você colocar o sal direto em contato com a mistura de fermento, o fermento vai perder parte da sua eficácia. Misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar por uma hora.

Depois dessa hora, acrescente mais uma xícara de farinha de trigo (eu coloco meia xícara por vez). Cubra com plástico filme novamente e leve à geladeira por pelo menos uma hora. Você pode manter a massa na geladeira por até 24 horas antes de usar se preferir fazer a massa com antecedência.

Modo de preparo da cobertura

Pré-aqueça o forno a 160ºC.

Misture todos os ingredientes da cobertura exceto pelas nozes. Divida o recheio em 2 formas de cupcakes untadas. Em seguida divida as nozes nas formas, a ideia é formar uma camada de cobertura no fundo de cada cavidade da forma de cupcake, assim a cobertura fica em cima do pão de canela com nozes quando desenformar.

Leve ao forno por 10 a 15 minutos, enquanto você prepara o recheio e monta os rolinhos de massa.

Modo de preparo do recheio e montagem

Para o recheio é só misturar todos os ingredientes. Abra a massa em uma superfície bem enfarinhada. Essa massa é mole e pegajosa, então tem que colocar bastante farinha. Eu divido a massa em duas partes, que é pra ficar mais fácil na hora de abrir por conta do tamanho da minha bancada.

Espalhe o recheio por cima da massa e enrole a massa, dê uns apertos onde a massa termina no rolo. Corte em fatias de aproximadamente dois dedos de largura, você vai obter 24 rolinhos com o total dessa receita. Eu uso uma faca de cortar pão para cortar, sempre segurando o resto do pão doce de canela com nozes que é pra não deformar a massa que ainda não foi cortada.

Coloque cada rolinho de massa em uma cavidade da forma de cupcake, com um dos lados cortados para cima. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que estejam corados. Coloque uma forma por baixo da forma de cupcake, para caso o caramelo da cobertura vazar, não vai vazar no seu forno, e sim na forma.

Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 5 minutos. Por fim, desenforme o pão doce de canela com nozes em uma outra forma e sirva em seguida. Se não for servir na hora, guarde em um recipiente com tampa, dura até 3 dias (se ninguém devorar antes disso!).

Pão Doce de Canela com Nozes


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *