Pão Italiano


Você não vai acreditar como é fácil fazer esse Pão Italiano, ele parece que foi comprado na padaria, de tão bonito e gostoso que fica!

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 + 1/2 xícara de água

Modo de preparo

Misture o sal, a farinha de trigo, o fermento biológico seco e a água morna. É importante colocar o sal no fundo do recipiente e a farinha em cima dele para não matar o fermento. Cubra com plástico filme e deixe descansar por 12 a 18 horas. Eu faço essa etapa na noite anterior e deixo a massa descansando dentro do meu forno desligado.

Quando a massa estiver descansada, coloque uma panela de ferro fundido com tampa dentro do forno e pré-aqueça a 230ºC. Depois de 30 minutos, retire a panela do forno com muito cuidado, coloque um papel manteiga nela e a despeje a massa no papel manteiga. Tente colocar a massa no mesmo lugar, para que ela forme uma bola. Eu dobro o papel manteiga duas vezes e desdobro antes de colocar na panela, assim eu tenho uma referência de onde colocar a massa. Ajeite o papel manteiga com muito cuidado, lembre-se que a panela está quente, e cubra com a tampa.

Asse por 30 minutos: retire a tampa depois de 20 minutos, para que o pão possa dourar nos 10 minutos finais. Deixe esfriar completamente antes de cortar. Eu sei que a tentação será grande e você vai querer cortar o pão ainda quentinho, mas se você fizer isso o cozimento final do pão será interrompido e ele ficará borrachudo, eu falo isso por experiência própria!

Se você não tiver uma panela de ferro fundido, pode fazer numa panela de ferro que tenha tampa, numa panela com tampa que vá ao forno, ou numa forma de pão, mas a forma de pão não vai deixar a casca tão crocante.Pão Italiano


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *