Pão Tigre (Dutch Crunch)


Pão Tigre (Dutch Crunch) é um pão que só encontrei na região de San Francisco, na Califórnia, quando morei por lá. Muito usado para fazer sanduíches, ele tem uma crosta que parece com as marcas de um tigre, por isso leva esse nome. A crostinha é criada por causa de uma pasta feita com farinha de arroz que é espalhada em cima do pão antes de levar ao forno. A farinha de arroz é essencial pra crosta, infelizmente não tem como substituir!

Pelo que pesquisei, esse pão é de origem holandesa, e tem diversos nomes: dutch crunch, pão tigre, e pão girafa. Fiz uma enquete no Instagram e a maioria das respostas pediu pra eu “abrasileirar” o nome na hora de postar a receita, mas como achei os nomes desse pão bem interessantes, resolvi compartilhar a informação com vocês.

Ingredientes para a massa

  • Cerca de 3 + 1/2 xícaras de farinha de trigo, mais para trabalhar
  • 1 xícara de leite morno
  • 1/4 xícara de água morna
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 2 colheres de chá de óleo, mais para untar
  • 1 colher de chá de sal

Ingredientes para a crosta

  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 3/4 xícara de água morna
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de óleo
  • 1/4 colher de chá de sal

Modo de preparo

  1. Comece preparando a massa: misture o leite, a água, o açúcar e o fermento biológico seco e deixe descansar por 5 minutos. O leite e a água não podem estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito frio (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata, é só colocar um dedo limpo no líquido, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está frio, aqueça mais um pouco.
  2. Em seguida acrescente o óleo, 3 xícaras de farinha e o sal à mistura com o fermento e misture até que a massa ganhe consistência e você consiga sová-la. Eu uso a minha batedeira pra sovar a massa, mas você pode sovar à mão.
  3. Adicione mais farinha conforme for preciso, pare assim que a massa fique uniforme e não grude muito nas mãos. Ela tem que ficar meio mole, do contrário seu pão tigre vai ficar duro.
  4. Assim que a massa estiver uniforme, unte um recipiente grande, coloque a massa e cubra com plástico filme, e deixe descansar até dobrar de tamanho.
  5. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  6. Enquanto o forno pré-aquece, prepare a crosta: misture a água, o açúcar e o fermento biológico seco. Em seguida acrescente o óleo, a farinha de arroz e o sal e misture até obter uma pasta. Deixe descansar por 15 minutos, enquanto você trabalha a massa.
  7. Polvilhe farinha de trigo na superfície de trabalho e transfira a massa para ela. Depois disso forme uma bola uniforme e corte em 8 porções.
  8. Em seguida faça bolinhas com cada porção de massa e coloque em uma forma coberta com papel manteiga. Por fim, espalhe uma colher generosa da pastinha por cima de cada bola de massa e leve ao forno até que o pão tigre esteja dourado, cerca de 25 minutos. Se você preferir, pode fazer o pão em formato retangular, ou até mesmo um pão só, mas lembre-se que o tempo de forno vai depender do tamanho do seu pão.

Pão Tigre


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *