Pãozinho de Manteiga

Pãozinho de Manteiga


Aqui nos Estados Unidos a gente encontra a massa para esse Pãozinho de Manteiga à venda nos supermercados. Eles são enrolados que nem um croissant, mas a massa não é folhada. São de derreter na sua boca e ideais para o café da manhã ou da tarde!

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 + 1/4 xícara de água morna
  • 1/3 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos
  • 1 ovo
  • 2 gemas
  • 1 + 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de sal
  • Azeite ou óleo para untar

Modo de preparo

Misture a água morna, o açúcar e o fermento biológico seco e deixe descansar por 10 minutos. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35 e 45 graus. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que a água está fria, aqueça mais um pouco.

Em um outro recipiente, acrescente a maioria da farinha de trigo (deixe cerca de 1/4 de xícara do total da farinha de fora, para que seja acrescentado no final caso a massa esteja muito pegajosa), a manteiga e a mistura do fermento. Eu uso a minha batedeira com gancho para sovar a massa, mas você pode fazer à mão se não tiver batedeira com motor que aguente fazer massa. Acrescente o ovo, as gemas e o sal conforme você for sovando a massa. Se for preciso, acrescente o resto da farinha aos poucos, até que a massa fique homogênea. Ela tem que ficar lisa, mas ainda meio mole.

Coloque a massa num recipiente limpo untado com azeite ou óleo, eu coloco um pouco em cima da massa também, pra ter certeza que não vai grudar no recipiente conforme vai crescendo. Cubra com plástico filme e um pano de prato e deixe descansar até a massa dobrar de tamanho. O tempo para a massa dobrar de tamanho vai depender da temperatura da sua cozinha, a minha levou 45 minutos, mas a sua pode levar mais que isso se o dia estiver frio.

Abra a massa numa superfície levemente enfarinhada, eu gosto de dividir a massa em 3 partes para que fique mais fácil de abrir. Corte em triângulos e enrole a massa começando pelo lado menor. Coloque numa assadeira coberta com papel manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 190 graus por 12 a 18 minutos, o tempo de forno varia de acordo com a espessura e a quantidade de massa usada. Se preferir, faça bolinhas com a massa, o formato dos pãezinhos pode ser feito conforme seu gosto, aqui essa meia lua é o formato mais tradicional.