Pretzel Bites com Molho de Queijo e Cerveja


Nos Estados Unidos você encontra pretzels à venda em qualquer shopping, e em vários sabores diferentes. Eu sempre faço esses Pretzel Bites com Molho de Queijo e Cerveja em casa, eu acho que pretzel bites são mais fáceis de comer do que o pretzel no formato tradicional. O molho que acompanha essa receita é totalmente opcional, e a receita de massa de pretzels pode ser usada como base para outros sabores.

Ingredientes para os pretzels

  • 3/4 xícara de água morna
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 + 1/8 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 + 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1 + 1/4 colher de chá de sal
  • 2 + 1/2 a 3 xícaras de farinha de trigo
  • Óleo ou azeite para untar
  • 1,5 litro de água
  • 1/4 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água
  • Sal para polvilhar

Ingredientes para o molho

  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de cerveja
  • 3 xícaras de queijo cheddar ralado (ou outro queijo da sua preferência)

Modo de preparo

Comece preparando a massa: misture a água morna, o açúcar mascavo e o fermento biológico seco e deixe descansar por 10 minutos. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35 e 45 graus. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que a água está fria, aqueça mais um pouco.

Em outro recipiente, coloque o sal, a farinha de trigo (comece com 2 + 1/2 xícara), a mistura com o fermento e a manteiga derretida. É importante colocar o sal antes de colocar a farinha, para que o sal não entre todo em contato direto com o fermento. Sove a massa (eu usei a minha batedeira com gancho para bater massa, mas você pode sovar à mão se não tiver) até que fique lisa e não grude nas mãos. Se a massa ficar muito mole, acrescente o restante da farinha aos poucos, até dar ponto.

Coloque a massa em um recipiente untado, cubra com plástico filme e um pano de prato e deixe descansar até dobrar de tamanho. O tempo pra dobrar de tamanho vai variar pois depende da temperatura do ambiente onde a massa está, a minha levou 45 minutos, mas a sua pode levar mais de 1 hora. Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada, e corte em quadrados de aproximadamente 1 cm.

Ferva 1,5 litro de água e acrescente o bicarbonato de sódio com cuidado, porque vai fazer a água borbulhar ainda mais. Coloque os pedaços de massa na panela e deixe cozinhar por cerca de 30 segundos, virando cada pretzel depois de 15 segundos para que ambos lados fiquem cobertos de forma uniforme. Como são muitos pretzels, eu coloco 10 por vez.

Coloque os pretzels numa forma forrada com papel manteiga, pincele com um ovo batido com 1 colher de sopa de água, polvilhe um pouquinho de sal em cima de cada um. Asse em forno pré-aquecido a 220 graus por 10 a 15 minutos, até que fiquem dourados, o tempo vai depender do tamanho dos seus pretzels.

Para fazer o molho: derreta a manteiga numa panela em fogo médio e acrescente a farinha de trigo. Deixe cozinhar por 1 a 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente a cerveja aos poucos, sem parar de mexer. Assim que o creme estiver uniforme, adicione o queijo aos poucos, mexendo a cada adição até que o queijo esteja completamente derretido. Sirva imediatamente.

Você pode usar essa mesma massa para fazer pretzels no formato tradicional, pode colocar um pouco de queijo ralado em cima de cada pretzel bite ao invés de polvilhar com sal. Também pode fazer pretzel bites de açúcar com canela, é só misturar 2 colheres de sopa de açúcar com 1 colher de chá de canela e polvilhar essa mistura em cima de cada pretzel ao invés de polvilhar com sal.Pretzel Bites com Molho de Queijo e Cerveja


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *