Quando criança, minha avó fazia pudim de chocolate com frequência na nossa casa, mas ela sempre usou aquele de caixinha, visto que tenho muitas lembranças gostosas de quando eu a ajudava a fazer o pudim, ela inclusive gostava de fazer metade de baunilha, metade de chocolate.
Fazer pudim de chocolate em casa sem precisar da caixinha não é difícil, e te garanto que apesar de a memória afetiva com o de caixinha ser bem grande, esse é muito melhor!
Ingredientes
- 3 xícaras de leite
- 1 + 1/2 xícara de açúcar
- 4 gemas de ovo
- 185 gramas de chocolate meio amargo picado ou em gotas
- 1/4 xícara de amido de milho
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 1/2 colher de chá de sal
Modo de preparo
- Coloque as gemas em um recipiente grande e bata rapidamente, a fim de quebrar as gemas.
- Adicione o amido de milho e 1/4 de xícara de leite, misturando bem, desse modo todos os ingredientes ficam bem incorporados, e reserve.
- Coloque o restante do leite em uma panela grande com o sal e o açúcar e leve ao fogo médio até que você veja bolhinhas se formando nos cantos da panela.
- Adicione 2 conchas cheias do leite quente na mistura reservada de gemas e amido de milho, mexa imediatamente para que as gemas não coagulem, e junte essa mistura de volta na panela.
- Cozinhe o pudim de chocolate mexendo sempre até que ele engrosse, a espuminha que estava na superfície vai desaparecer.
- Desligue o fogo, adicione a manteiga e misture bem, até que esteja completamente derretida e incorporada.
- Para finalizar o pudim de chocolate, acrescente o chocolate e a baunilha, o calor do creme vai derreter o chocolate.
- Se você quiser, passe o pudim por uma peneira, para ter certeza que não terá nenhuma pelotinha.
- Transfira para uma travessa (ou travessas, eu prefiro servir em potes individuais) e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.