Pudim de Leite Condensado na Panela de Pressão


Fazer Pudim de Leite Condensado na Panela de Pressão é mais difícil do que parece. Comecei a testar essa receita em Novembro de 2020, mas eu só tinha forma redonda que coubesse na minha panela de pressão. No início de Dezembro comprei umas formas com furo no meio em promoção numa loja só pra fazer esse pudim, quem me acompanha nos Stories no Instagram viu. Quando fui usar as forminhas, descobri que eram grandes demais pra minha panela. Se eu colocasse 2 na panela, os pudins ficariam tortos, então o jeito foi colocar uma por vez e passei as 3 horas seguintes cozinhando pudim.

Em Janeiro comprei uma forma de furo no meio que cabe certinho dentro da minha panela de pressão, mas como essa receita estava encantada, quando fui fazer a calda, açucarou e tive que jogar fora e começar de novo. Eu gosto de fazer a calda com açúcar e água, pra que não fique tão doce, só que fazer calda assim demora mais e tem mais chances de desandar. Se você quer praticidade e gosta de um pudim bem doce, faça só com açúcar, derreta em fogo baixo até ficar com cor de caramelo.

Informações importantes

Eu gosto de pudim sem furinhos, então bati a massa com um fouet e passei por uma peneira ao colocar na forma. Uma outra alternativa para quem não gosta de furinhos é bater a massa no liquidificador e deixar descansar por 30 minutos, para retirar o ar que foi incorporado nela.

Quanto ao tempo de cozimento, não tenho como te dar uma informação precisa, porque vai depender do tamanho da sua forma e da sua panela. A forma que usei tem cerca de 20cm de diâmetro e meu pudim cozinhou por 12 minutos e descansou por mais 12 minutos dentro da panela depois de desligada. Eu te aconselho a cozinhar por 8 minutos, deixar descansar por 8 minutos, abrir a panela e ver se o pudim está cozido. Se estiver, é só levar pra geladeira por pelo menos 4 horas para firmar. Se ainda estiver bem mole no meio quando você bater na forma, leve de volta à panela e cozinhe por mais 2 minutos assim que pegar pressão, deixe descansar por 2 antes de retirar a pressão e checar novamente. Repita o cozimento de 2 minutos até que o pudim esteja cozido.

Em hipótese alguma tente desenformar o pudim sem que ele tenha ficado pelo menos 4 horas na geladeira, seu pudim vai desmanchar e você vai me xingar. Depois de pelo menos 4 horas na geladeira, passe uma faca nas laterais do pudim, coloque água quente em um recipiente maior que a forma e coloque a forma dentro dele. Isso vai fazer com que o caramelo no fundo da forma amoleça, facilitando na hora de desenformar. Deixe o pudim na água quente por uns 5 minutos, seque a forma e desenforme.

Ingredientes

  • 600 ml de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 180 gramas de açúcar
  • 60 ml de água
  • 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
  • Água para cozinhar (a quantidade vai depender da sua panela de pressão, tem panela que precisa de 1 xícara, tem panela que precisa de 2)

Modo de preparo da calda

  1. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo médio a baixo. Não mexa na panela, não precisa misturar, conforme a panela for esquentando, o açúcar vai começar a derreter e se misturar à água.
  2. Eu gosto da minha calda mais clarinha, mas assim que ela atingir a cor que você preferir, desligue do fogo e transfira para a forma que vai usar para cozinhar seu pudim de leite condensado na panela de pressão. Cuidado para não cozinhar demais a calda, que é para não queimar o açúcar e deixar a calda amarga. Reserve.

Modo de massa e cozimento

  1. Bata os ovos com o extrato de baunilha em um recipiente grande. Acrescente o leite e o leite condensado e bata até que todos os ingredientes estejam incorporados.
  2. Transfira a massa do pudim para a forma reservada, passando por uma peneira para tirar o ar e qualquer pedaço de ovo que não ficou bem incorporado.
  3. Coloque a quantidade mínima de água necessária na sua panela de pressão para ela funcionar. Essa quantidade vai depender do modelo e fabricante da sua panela, geralmente é entre 1 e 2 xícaras. Se você não sabe a quantidade para a sua panela coloque 2.
  4. Coloque a forma com a massa do pudim na panela e cubra com papel alumínio.
  5. Se você estiver usando panela de pressão manual, leve ao fogo médio até pegar pressão, e então abaixe o fogo. O tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua panela e da forma que você estiver usando.
  6. Assim que seu pudim de leite condensado na panela de pressão estiver cozido, deixe descansar na panela pelo mesmo tempo que cozinhou antes de retirar a pressão e levar o pudim para a geladeira.
  7. Desenforme o pudim depois de pelo menos 4 horas de geladeira. Passe uma faca nas laterais do pudim e aqueça o fundo da forma antes de desenformar.

Pudim de Leite Condensado na Panela de Pressão


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *