Todo restaurante mexicano por aqui serve salsa com chips de tortillas assim que você senta à mesa. É bem fácil achar salsa em potes para vender no supermercado, mas o gosto não é o mesmo da que gente come no restaurante. Essa receita fica bem parecida com a do restaurante, e dura até 10 dias na geladeira!
Ingredientes
- 800 gramas de tomate pelado em lata, reserve o caldo
- 1/2 xícara de coentro picado
- 1/4 xícara de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 jalapeño picado (opcional)
- 1/2 colher de chá de cominho em pó
- 1/4 colher de chá de sal
- Suco de 1/2 limão
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente cerca de metade do caldo dos tomates e pulse 5 vezes. Cheque a consistência, se estiver muito grossa, adicione um pouco mais do caldo de tomate e pulse mais umas vezes. Não pulse muito, você não quer que a salsa vire sopa!
O jalapeño é opcional porque eu sei que tem gente que não gosta de comida picante. Eu inclusive esqueci de filmar a parte onde coloquei o jalapeño enquanto estava gravando o vídeo. Se você colocar o jalapeño sem membranas e sem sementes, na minha opinião sua salsa fica levemente picante. Se você gostar de comida mais apimentada, pode colocar com as sementes.
Coloque a salsa em um pote com tampa e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Esse tempo na geladeira vai fazer com que ela fique ainda mais gostosa.
A salsa dura até 10 dias na geladeira, e além de ser servida com chips, também pode ser usada em outras receitas, como quesadillas, ou acompanhamento para burritos e tacos. Eu também uso para fazer um frango cozido que fica delicioso, qualquer dia posto a receita dele por aqui também!