Sorvete de Nozes com Doce de Leite (Pralines and Cream Ice Cream)


Fiz esse Sorvete de Nozes com Doce de Leite para estrear minha sorveteira nova, é o sabor preferido de sorvete do meu marido. Se você não tem sorveteira, não se preocupe, leia o passo a passo até o fim que eu te explico como fazer sem!

Eu usei noz pecã para fazer aqui em casa, mas sei que é cara e nem sempre compensa, você pode substituir por nozes comuns, amendoim, amêndoas… Te garanto que fica gostoso de qualquer jeito!

Receita adaptada do site I Wash You Dry.

Ingredientes para a massa

  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 3/4 xícara de leite
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1/4 xícara de doce de leite

Ingredientes para as nozes caramelizadas

  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo

  1. Prepare a massa: misture o creme de leite, leite, açúcar e baunilha até que o açúcar esteja completamente dissolvido e leve para a geladeira enquanto você prepara as nozes.
  2. Faça as nozes caramelizadas: coloque os dois açúcares, o creme de leite e a manteiga em uma panela grande em fogo médio e mexa sem parar, com cuidado para não se queimar.
  3. Assim que essa mistura começar a borbulhar, cozinhe por 3 minutos e adicione as nozes, sempre sem parar de mexer, e cozinhe até que o caramelo seque e grude nas nozes.
  4. Espalhe as nozes em uma forma forrada com papel antiaderente ou um tapetinho de silicone imediatamente e deixe esfriar completamente.
  5. Retire a massa do sorvete da geladeira e coloque na sua sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Se você não tem uma, coloque em um recipiente com tampa que vá ao freezer. Congele por 20 minutos, retire do freezer, bata a massa por uns minutos, leve de volta ao freezer e repita esse processo até que fique com textura de sorvete.
  6. Assim que o sorvete de nozes com doce de leite estiver consistente, acrescente as nozes, mas reserve um pouco para finalizar, e misture com uma espátula para incorporar.
  7. Coloque o sorvete em um recipiente com tampa que vá ao freezer e em seguida adicione colheradas de doce de leite por cima da massa. Misture com uma espátula delicadamente e repita o processo, isso vai fazer com que seu sorvete fique com pedaços de doce de leite.
  8. Seu sorvete está pronto, mas ainda precisa ficar no freezer por algumas horas para firmar antes de servir. O tempo de freezer vai depender do seu congelador e do tamanho do recipiente que você usar, no meu levou 6 horas, mas no seu pode levar mais ou menos que isso.

Sorvete de Nozes com Doce de Leite


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *