Toffee


Toffee é um doce bastante comum aqui nos Estados Unidos, é uma espécie de caramelo duro que normalmente é coberto com chocolate. Ainda que a receita seja bem simples, é imprescindível que você tenha um termômetro para medir a temperatura do caramelo, do contrário seu toffee pode não ficar com a consistência correta.

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas picadas (ou nozes da sua preferência)
  • 1 xícara de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de gotas de chocolate ao leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Flocos de sal

Modo de preparo

Espalhe as amêndoas ou nozes da sua preferência em uma forma de 23 por 33 cm untada e forrada com papel manteiga, para que o papel não mova facilmente. Reserve.

Coloque a manteiga e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, com muito cuidado pra não se queimar, até que marque 149ºC no termômetro. Desligue o fogo e acrescente a baunilha (essa parte não está no vídeo porque a câmera ficou completamente embaçada). Misture bem e jogue essa mistura por cima das amêndoas, espalhe para formar uma camada uniforme. Não esqueça que o caramelo está muito quente e vai aquecer a forma, então certifique-se que a forma está segura ou em uma superfície resistente ao calor antes de jogar o caramelo nela.

Deixe o caramelo esfriar por cerca de 10 minutos, coloque as gotas de chocolate por cima do caramelo e cubra a forma com papel alumínio, com cuidado para não se queimar. Deixe o papel alumínio por cima da forma por uns 5 minutos, para que o calor do caramelo derreta o chocolate. Retire o papel alumínio e espalhe o chocolate em uma camada uniforme com uma espátula.

Coloque alguns flocos de sal marinho por cima do chocolate ainda derretido e deixe seu toffee esfriar por 1 hora. Passada essa hora, leve a forma à geladeira, para que termine de esfriar, por pelo menos 2 horas.

Com o toffee completamente frio, desenforme e use uma faca para quebrar em pedaços, não se preocupe com a forma dos pedaços porque o caramelo é bem duro e praticamente impossível de obter pedaços uniformes. Guarde seu toffee em um recipiente com tampa e aproveite!

Toffee


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *